Zé Maria cria comissão para visitar general a quem recusou apoio para tratamento médico

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Lisboa - O chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança Militar, general José António Maria “Zé Maria” (na foto), criou recentemente uma comissão de quatro oficiais generais para realizarem uma visita ao general Nascimento Salvador Vaz “Kaparof”, ex-chefe da Direcção Nacional de Inteligência Militar Estratégica.


Fonte: Club-k.net

Forjado nas mais sangrentas batalhas de que Angola tem memória, incluindo o Kuito-Kuanavale onde se distinguiu como comandante, o general Vaz encontra-se em estado de doença terminal, causado por um cancro.

A visita, ocorrida no sábado passado, pelos quatro generais foi interpretada por pessoas próximas do general Vaz, que estimou a presença dos seus colegas, como mais um acto extraordinário do general Zé Maria.

Recentemente, segundo interpretação de familiares do general Vaz, o chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança Militar, general José António Maria “Zé Maria” nao "compactuou" em apoio para a evacuação do general Vaz, acompanhado de sua esposa, para tratamento na África do Sul. Tratava-se da prestação de dois bilhetes de passagem aérea, porque o general Vaz continua à disposição dos SISM, na qualidade de subordinado de Zé Maria.

Contrariamente à ideia veiculada por uma mão cheia de generais, como Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, João de Matos, Higino Carneiro, França Ndalu, cujas fortunas pessoais oscilam entre US 0 milhões a US biliões, muitos são os generais honestos, no exército, que vivem em condições precárias. No entanto, o regime oferece-lhes carros de luxo, para que nas ruas possam transmitir a ideia de que são abastados. O general Vaz, encontra-se nessa condição.


“Teve de ser o chefe do Estado-Maior General das FAA, o general Sachipengo Nunda, proveniente da UNITA, a ter compaixão de um homem que se destacou na defesa da pátria, do MPLA e do Presidente José Eduardo dos Santos.

O general Zé Maria afastou-o de forma arbitrária, quando ainda gozava de boa saúde, com mais 14 oficiais generais que se afirmavam pela sua experiência e conhecimentos do sector. Entre os oficiais encontram-se os generais de três estrelas José Massano, José Luís de Sousa “Zé Grande”, Samukonga, Baltazar Pimenta, Apolinário Pereira e Tony Katembo.

Certamente, muitos militares e cidadãos patriotas renderão ao general Vaz, em silêncio, votos de reconhecimento e gratidão pelos seus feitos heróicos. Os mesmos cidadãos e militares lamentarão, mais uma vez, o comportamento vil e errático do general Zé Maria, ora conhecido por general Treme-Treme.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 sange yo Meke 30-06-2013 21:08 #65
Conheci este grande General.Foi meu Comandante nos momentos difíceis da guerra neste Pais .E a pessoa do General Vaz que conheço, não é homem de lamber botas .E neste Pais um homem integro é uma ameaça a máfia no poder,por isso acredito que o General Vaz não tenha dinheiro para ir tratar-se na África do Sul...No entanto alguém um dia disse que não há mal que perdura. Descansa em Paz meu general.....
0 Companheiro de armas 01-04-2013 15:16 #64
Meu chefe a quem respeito. Juntos palmillhamos Chambinga, Cuzizi,Mupende, Cuzumbia, Lonba e Mavinga. Falecido Grande Comandantew Kaossi estao em Mavinga. Por razoes estrategicas ficas em Mavinga nas horas dificeis comandando com bravura o seu agrupamento. Encontramo_nos no ex Zaire. Sempre com a mesma bravura Goma, Bucavo, KissANGANI,Lubu mbashi. Kalemi. ETC. Nao e verdade o que leio sobre teus ultimos dias. A ser verdade temos que rever nossa estrategia em relacao aos nossos herois e doentes. Tb sou doente e praticamente dependente entao acho que se a um general da sua dimensao trataram assim, como sera o nosso futuro? Paz a sua alma comandante e pesames a sua familia. COMANDANTE VAZ, PRESENTE.
0 Helder Vicente 31-03-2013 19:18 #63
a este grande homem rendo tb a minha nobre homenagem, por tudo qto fez por Angola, para que eu quando fosse grande, teria uma Angola independente e em PAZ, no Kuito-Bié
+1 fala verdade 16-02-2013 17:12 #62
meus senhores eu foi das ex-FAPLA, soldado em situação dificel ganhava 120 consegui soubreviver agora eu penso que naquela altura este gen. deveria ser tenente ganhava mais que eu, nesta altura e general não conseguio fazer poupaça, estão abituados a mordonias quando são pochado o tapete os familares vem na net informar casos, se tivesse bem atendido não falavam nada os generais tem o conselho dos generais devem tratar estes caso, todos generais lutaram assim como os soldados muitos dos soldados não tem possibilidade de ir fora do pais os generais e vence muito dinheiro pode ir fora na conta proria ou por conta da junta militar. ate os civis querem falar assuntos militar.vamos falar dos jardim de angola que não estam ser bem tratado
0 UAUE 16-02-2013 12:18 #61
Este asqueros que está na foto que de tanto nojo nem menciono o nome dele é um nojento, mas saiba que não vivrá eternamente, NOJENTO.
0 Zuela kidi - Malanje 16-02-2013 09:58 #60
Temos de criar um bloco de repudio contra este general "Zé Maria" pouca vergonha!
0 kassanga 14-02-2013 16:23 #59
nao tenhas duvida que isto que xtas a fazer no outro voltara para ti. porque? es inmortal? se es homem responde -me o dinheiro vai sair do teu bolso? nao chega o que tens se gostas te ter de que asde receber mas de com amor e de coraçao nao faça isso por amor a Deus.
0 gato 14-02-2013 15:14 #58
o nosso presidente , o santomense jose eduardo dos santos é um cao .
mesmo sabendo qual foi o real contributo do general vaz , admite o cao igual a ele desamparar
aquel que muito lutou para o progresso deste pais , pouca vergonha ze maria é triste essa tua ganançia
vc tambem ha de morrer e nao tarda muito . todos os nomes acima mencionados fazem parte de um sistema de corrupçao e contra bando santomenses de merda . estamos aqui pra ver , o dia tao esperado pelos angolanos o dia que o jose gatuno morrer vc vao com ele.
+1 joao alves 13-02-2013 15:09 #57
Fonte: Jornal " Folha de São Paulo " ( Coluna da Jornalista - Mônica Bergamo )
20 de março de 2001

Prima-Dama Angolana Esbanja Charme, Luxo e Hipocrisia no Brasil, Enquanto isso em Angola...

Chama a atenção de quem passa pela Base Aérea do Galeão – Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Brasil) o Boeing 707 presidencial que está estacionado lá desde o dia 10.

A aeronave é do governo de Angola, país que enfrenta violenta guerra civil há 25 anos e foi considerado pela ONU o pior lugar para uma criança nascer. Quem está usando o avião é a primeira-dama de Angola, Ana Paula dos Santos
( foto), com sua comitiva. Ela ocupa o melhor apartamento do hotel Sofitel, a suíte presidencial, em Copacabana, cuja diária custa R$ 3.500 (U$ 1.660). A senhora Santos está acompanhada de filhos, familiares, uma educadora infantil e seguranças. Ficarão no Rio até o dia 23/03/01.

A Embaixada de Angola em Brasília informa que a viagem não é oficial .
0 Cadealf73 13-02-2013 14:06 #56
E o refrão "ONRRAMOS OS COMBATENTES ANGOLANOS FICA COMO?"
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL