Cabinda - O Comité Provincial de Cabinda do MPLA, reunido sexta-feira, nesta cidade, na sua segunda sessão plenária ordinária, concluiu a composição da sua comissão executiva integrada por 25 membros. Até a realização desta sessão, a comissão executiva vinha funcionando com apenas sete membros eleitos na primeira plenária realizada logo após a eleição do novo Comité Provincial na última conferência provincial extraordinária do partido.

Fonte: Angop

De acordo com o comunicado final da II sessão plenária ordinário do Comité Provincial, os participantes aprovaram também a proposta de completamento da comissão de disciplina e auditoria, composta por quinze membros.

O encontro aprovou com emendas o plano de actividades referentes ao ano 2013 e o respectivo parecer da comissão de disciplina e auditoria, os calendários de reuniões do Comité Provincial do Partido, comissão executiva e do secretariado da comissão executiva do Comité Provincial do Partido.

A segunda sessão plenária aprovou igualmente a composição dos grupos de acompanhamento do secretariado da comissão executiva aos municípios, bem como foi informada sobre a VI sessão plenária ordinária do Comité Central do MPLA, realizada em Luanda no dia 25 de Janeiro do ano em curso.

O Comité Provincial do Partido foi informado sobre a situação da distribuição da energia e água, tendo recomendado maior envolvimento e eficiência dos funcionários e quadros do sector na materialização prática e acompanhamento dos projectos existentes, permitindo assim o crescimento da indústria e o melhoramento dos serviços colocados à disposição da população.

Ao presidir ao acto de encerramento, o coordenador do grupo de acompanhamento do Secretariado do Bureau Político do MPLA para a província de Cabinda, Julião Mateus Paulo " Dino Matross" (na foto), disse que com a conclusão do processo de composição das estruturas executivas do partido e aprovação do plano de actividades para o ano 2013, inícia-se uma nova fase da realização de debates temáticos para partilha de conhecimentos, entre os membros dos órgãos, dos problemas existentes e de recolha de contribuições sobre estratégias para o melhoramento do habastecimento de nergia e água na província.

Sobre esta questão, o também secretário geral do MPLA manifestou a sua satisfação pela forma como a temática da água e energia foi discutida na VI sessão ordinária do comité central do partido realizada no dia 25 de Janeiro de 2013.

Para Julião Mateus Paulo, tratou-se na verdade de uma discussão que foi dominada pelo espírito de abertura, frontalidade e camaradagem com objectivo único de contribuir para que os problemas do sector sejam resolvidos efectivamente.

O Secretário-geral do MPLA acredita que as condições estão reunidas em Cabinda para, com trabalho árduo, garantir-se o cumprimento das promessas feitas pelo partido nas eleições de 31 de Agosto de 2012.

Recomendou a OMA e a JMPLA no sentido de cumprirem escrupulosa e rigorosamente com o plano das actividades aprovados nesta sessão do Comité Provincial do partido, devendo com efeito mobilizar os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA.