Benguela – A necessidade de formação de quadros, a intensificação da mobilização e recrutamento de novos membros para às fileiras do Partido de Renovação Social (PRS) a todos os níveis, foram algumas das recomendações da primeira reunião metodológica da formação política realizada neste sábado, 16, em Benguela.

Fonte: Angop

De acordo com o comunicado final, os participantes recomendaram ainda aos secretariados executivos provinciais a adopção de mecanismo para elevar o programa de estabilidade e desenvolvimento do partido junto das comunidades, traduzindo em línguas nacionais de acordo a realidade de cada província.

Aprovaram por unanimidade que o II encontro Metodológico Regional abrangente tenha lugar na província da Huíla, na II quinzena do mês de Julho de 2013.

Caracterizaram por outro lado, que as eleições de 31 de Agosto decorreram de forma pacífica, apesar de algumas irregularidade, pelo que recomendam a direcção do partido a adoptar mecanismos no sentido de que nas próximas eleições se crie condições que visam uma fiscalização mais actuante.

Durante dois dias de trabalho, os membros do PRS abordaram temas ligados à caracterização das eleições gerais de 31 de Agosto de 2012, a extensão das estruturas do partido e actuação dos agentes do partido na disseminação da mensagem junto das comunidades.

A estratégia da mobilização de novos membros, recolha de informação e difusão das actas políticas do partido, elevação do programa de estabilidade e desenvolvimento proposto pelo partido a sociedade civil e a aprovação do memorando sobre a realização do II encontro metodológico regional, foram outros assuntos aflorados pelos presentes.

O certame dirigido a secretários provinciais e seus adjuntos da região centro e sul em Benguela do PRS: Cunene, Namibe, Huíla, Benguela, Kwanza Sul, Huambo, Bié e Kuando Kubango, foi orientado pelo secretário nacional para o departamento de organização e quadros do Partido de Renovação Social, Pedrito Cuchili.

PREPARAÇÃO DAS AUTÁRQUICAS

Na ocasião, o secretário nacional para a Organização e Quadros do PRS sugeriu a escolha atempada, a nível das organizações de base do partido, dos candidatos às eleições autárquicas. “Face aos desafios do futuro, a vitória deve começar agora”, declarou e garantiu “que o Partido de Renovação Social está no bom caminho”, embora precise de organizar e aperfeiçoar os programas.

O Partido de Renovação Social prometeu, vai procurar angariar mais militantes e que haja comunicação permanente entre as estruturas central e de base. “Precisamos de unidade, vamos inserir-nos nas comunidades para conhecer melhor os seus problemas e criar figuras para as próximas eleições autárquicas e gerais”, afirmou.

Pedrito Chuchiri disse que vai ser divulgado nas comunidades o federalismo, que é modelo de governação do seu partido, mostrando “as vantagens e desvantagens”. “O tempo ensina a trabalhar, vamos ao encontro das bases eleitorais com visitas constantes às aldeias, bairros, comunas e municípios e estabelecer metas a atingir por cada secretariado e províncias”, declarou.