JES não bastam discursos, apelos, avisos,
advertências...alguém tem mesmo que ser sacrificado!


Podem xinguilar, correr, saltar, cambalhotar, rastejar, espumar pela boca...podem insultar, não vou desistir...porque para mim, é uma missão! Para mim, os problemas “estruturantes” do país, não são a justiça, a ordem pública ou as finanças (a pesar de também serem)! Temos aí, bué de massa, até já multiplicamos por 30, as nossas reservas internacionais...e isso, é o quê? Não entendo nada, porque ainda há por aí, muita gente a andar descalça, a viver em situação miserável, por baixo do limiar de pobreza, a consumir água imprópria para o consumo, a dormir no chão dos hospitais...a gente a passar fome...fome, não tem comida!

Também temos, uns quantos bons juristas, que só prendem os pobres...há pessoas até, presas por roubar galinhas ou por dever, o litro de kaporroto, no tio do “agente da ordem e autoridade” ou melhor, polícia! Ainda também, temos muita segurança, temos os Antí- Motins-Ninjas (os inimigos do falecido), os novos...!eu crescí, com os ST (serviços de tropa), que nos chamávamos, serviço de tungo! (Chapavam a sério estes homens...eram os tempos do cangaço...! A ST, era a policia militar, mas eles surravam todo o mundo, com ou sem  farda militar, com ou sem idade militar, que andava foragido ou não, era indiferente, o dia que não caías na sua graça, e já tinhas cabedal para o cangaço, era já o teu azar!

Para mim, os problemas estructurantes do país, se resumem num só: A educação! (nas próximas semanas, envio um artigo cirúrgico, sobre os problemas da educação, com o título, para não me inventarem más títulos, (sonantes e comprometedores):100 questões sobre a educação em Angola); hoje vou ser mais restritivo, vou só falar das conseqüências dessa educação péssima que temos, com poucos ou escassos valores na vida, que se traduz numa mentalidade astrolopiteca, uma ignorância indigesta, que por sua vez, provoca que assumamos fenômenos altamente perniciosos e degradantes, em normais, conjunturais para uns, próprios da situação para outros, do safa-se quem pode, para vivos...;mas para muitos, resulta mortífero! É o caso da corrupção! Educação-mentalidade- corrupção! Já agora, nos próximos tempos, destrinçarei também, essa trilogia: educação-mentalidade- corrupção!

Resulta, que chegou-me as mãos a notícia de que, o Supervisor das obras olímpicas de Pekín 2008, Liu Zhihua, foi condenado a morte por corrupto! É de pasmar, ficar com a boca aberta, nem dar conta, que algumas moscas merodeiam ao redor!

Condenado a morte? Não posso acreditar...resulta que um dos cérebros daquele maravilhoso e extraordinário  espetáculo de criatividade, imaginação, engenho e ousadia, “querem mesmo lhe matar”? Não pode! Pois pode, porque nem todos são especiais como nós...a quem não brinca em serviço, e não se anda aqui com “falinhas mansas”, perdoando, consentindo, amparando, despromovendo, transferindo e voltando outra a vez a promover,  a corruptos,  ladrões e incompetentes!

Mas vamos lá a uma breve resenha da vida e obra do pobre, Liu Zhihua: Nascido a 59 anos, Liu, trabalhou de mineiro numa exploração de carvão; em 1977, mudou-se para a capital e, já dentro do Partido Comunista, trepou postos, até chegar em 1998, na ante-sala da alcaldía da capital! É a partir daí, que aparece como supervisor de umas obras no valor de 40 mil milhões de usd! Deste astronômico valor, parece que o pobre Liu, “só roubou”..., parece que nem isso, nem roubou  só favoreceu a contratistas-(favoritismo), recebeu luvas-(Corrupção), e, o “menos pior”, era um grande “rabo de saia”...(alias, foi uma dessas concubinas, que o traiu), mas como dizia, só recebeu, 7 milhões e 400 mil euros, para além de ter construído uma bruta mansão de 150 habitações  nos subúrbios de Pekím! (Aqueles que andam a construir mansões que até se vêm no google earths, ali pelos lados do Benfica, Luanda  Sul, etc.,  saibam, que isto é “fumata branca”)!

O secretário  do partido comunista de Pekín, afirmou : ele era um dos principais líderes da cidade; os nossos corações, sofrem o peso, mas a lição para nós é dura e severa” antes do governo anunciar, maiores controles contra a corrupção!

Mas é provável  que Liu, não chegue a ser executado, a pesar, de passar o resto da sua vida, nos calabouços!

Conclusão: para acabar com a corrupção no país, reconhecido pelo Chefe de estado JES como o segundo maior problema, (primeira condição para solucionar o problema: o seu reconhecimento), não bastam discursos, apelos, avisos, advertências...alguém tem mesmo que ser sacrificado!

Se é alguém que está reconstruir as estradas e pontes  do país, se é alguém que construiu os estádios para o afrobasket, se é alguém que está a construir os estádios do CAN, ou se é alguém que negocia com o petróleo, isso eu já não sei! Não importa... se ainda o homem, que supervisou aquela “Obra de Arte” admirada e elogiada, “urbi et orbi”, querem lhe matar, quanto mais um cabola de um angolano!  Mas que alguém tem que mamar, isso lá tem...porque senão, não é possível!

Não podemos aceitar, tolerar nem consentir, que funcionários públicos, servidores públicos, que têm um salário definido, apareçam com as fortunas que aparecem, se exibem publicamente,  humilhem por um comportamento indecoroso, muito boa gente que deu e dá “o litro” com honestidade, humildade, honradez, virtude e missão, e ainda por cima, querem nos calar a boca, porque estamos com inveja ou, porque é “dor de cotovelo”! Isso é um abuso e uma falta de respeito e consideração, aos “heróis tombados pela nossa independência” e “pela garantia da unidade e integridade do solo pátrio”!

Afinal, para quê que andou a morrer gente nesse país?


* João Ondaka yasunga (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Fonte: Club-k