Lisboa – O governo provincial de Cabinda leva a cabo a construção de uma fabrica de óleo de palma e amendoim que se encontra em fase de conclusão no município do Buco Zau.   Os produtos/ingredientes serão feitos com produtos locais.  Para dar longevidade ao projecto, as  autoridades adquiram palmares vindos da Malásia que foram plantados na zona Elvira da Fonseca, daquela região do enclave.


Fonte: Club-K/JA

Cabinda cria feiras para bens agrícolas

A província de Cabinda vai passar a promover feiras nos municípios e comunas para a venda de produtos agro-pecuários, à semelhança da feira provincial que tem sido realizada com regularidade.


O anúncio foi feito pela governadora da província, Aldina da Lomba, na aldeia de Simulincondo, no acto comemorativo do 23º aniversário da existência da Confederação das Associações de Camponeses das Cooperativas Agrícolas de Angola (UNACA), assinalado no dia 6 de Fevereiro.


Aldina da Lomba informou que alguns municípios já estão a construir mercados comunitários para facilitar a realização de feiras municipais e comunais. Neste momento, estão já em estudo os mecanismos de comercialização dos produtos nestas feiras municipais e comunais. Mas a preocupação da governadora provincial de Cabinda prende-se com a falta de clientes que possam comprar os produtos de modo a incentivar a produção e produtividade camponesa.


Lembrou que o programa de combate à pobreza contempla a comercialização no campo e que já estão identificados, estando neste momento em estudo, tendo em vista  potenciar os comerciantes rurais. Apesar de a produção petrolífera ser a actividade económica dominante, Cabinda tem uma agricultura próspera.