Luanda – Os activos traduzidos em  imóveis e bens do grupo empresarial angolano Chocoil, esta avaliado em 500 milhões de dólares americanos. A revelação foi feita nesta terça-feira, 19, pelo seu fundador e deputado do MPLA, Elias Piedoso Chimuco, durante o programa "Café da Manhã", da emissora Luanda Antena Comercial (LAC).

Fonte: Club-k.net

Deputado Elias Chimuco Na abordagem radiofônica que visou falar da trajectória e visão do empresário, o mesmo destacou que o seu grupo empresarial gasta, por ano, cerca de 12 milhões de dólares para as despesas dos funcionários e que tem em carteira projectos de construção de redes hoteleiras por todo o país, ao qual investiu cerca de 200 milhões de dólares. Na visão do empresário, formado em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade Jean Piaget de Angola (UNIPIAGET), o futuro de Angola passa pela aposta do turismo.

Desde que entrou para o parlamento, o gestor, e agora político, deixou a liderança formal do grupo tendo sido substituído por um novo presidente do Conselho de Administração, Deolindo Chimuco.

Existente há  20 anos no mercado, o grupo Chicoil é uma das instituições empresarias privadas  que actua nos mercados internacionais. Para além de estruturas e investimentos nas províncias de Angola, o grupo esta igualmente em países como África do Sul,   Namíbia, Dubai  entre outros.

Os negócios do grupo Chicoil, integrados em seis empresas, cobrem um amplo leque de actividades no sector das obras públicas, saúde, turismo, transporte, importação e exportação. Em Março de 2011, o Novo Jornal noticiou que “este grupo empresarial tem uma dívida bancária de 200 milhões de dólares, contraídos junto ao BPC e BAI.”  Mas em conversa telefónica com o referido jornal, Elias Chimuco desmentiu, na altura, os factos apurados, lembrando que “apenas os sócios do grupo podem falar com propriedade de questões relacionadas com os investimentos”.