Luanda – Ninguém me apresentou João Van-Dúnem, conheci-o aquando da sua chegada a Casa da Reclusão – Aquando dos acontecimentos do 27 de Maio de 1977 – vindo de Cuba com mais dois cambas então estudantes em Cuba. João encontrou-me já preso e fez morada na minha cela onde estava igualmente o Amadeu das Neves, o grande (Dedé).

Fonte: Club-k.net

Convivemos cerca de um ano e meio na Casa da Reclusão e separamo-nos aquando da minha transferência para a cadeia da contra inteligência na policia militar, lá para as bandas do ex-RI 20, para ficar a disposição da Comissão Militar de Inquérito chefiada na altura pelos então primeiro tenente Carmelino e pelo segundo tenente Cristiano André hoje presidente do Tribunal Supremo.

Voltei a encontrar o JVD em Lisboa e mais tarde em Londres na casa do Abdul Zobaida, um moçambicano amigo de Angola ligado ao desporto. E mais tarde encontrei-o com um amigo meu António de Figueiredo, jornalista da BBC e do The Guardian Inglês.

Com o JVD os meus encontros eram marcados sempre pela despedida, porém sempre foram os nossos encontros regados de boa disposição, bom papo e a alegria de estarmos vivos e esperançosos de um melhor futuro para os angolanos numa Angola livre.

Nos últimos anos perdi o contacto com JVD, mas, acredito que nele não se alteraram os ideais que defendíamos e que nos levaram a cadeia.

De JVD tenho as melhores recordações passadas na cadeia, e recordo-me com alegria as muitas conversas mantidas abertamente “sem tabus” na cela C do corredor 1.

Amigo JVD, conversaremos novamente no nosso próximo encontro na terra do porvir! Sim, nos encontraremos lá, porquanto sou igualmente um passageiro com hora marcada para partir um dia destes de um ano qualquer para eternidade, a passagem já esta garantida. Pois, sou também um humilde mortal, e como tal, terei de viajar futuramente para a terra do nosso grande Deus.

Companheiro JVD acredita que, o país por quem lutamos, um dia deixara de ser apenas um sonho. Dorme em Paz camarada meu e que o Senhor Jesus te receba e cuide de ti lá na glória.