Lisboa   - O jornalista Gustavo Costa cessou na quinta-feira, 14, as funções de Director geral do semanário Novo Jornal. Gustavo Costa assumiu a direcção da publicação há pouco mais de 6 meses, depois que o anterior titular, Víctor Silva, foi afastado por incompatibilidade de funções.

Fonte: Club-k.net

Durante mais de um ano, Víctor Silva foi, cumulativamente, Director geral do Novo Jornal e membro não executivo do Conselho de Administração das Edições Novembro, EP, proprietária do Jornal de Angola, Jornal dos Desportos e outras publicações. Ou seja, nesse lapso de tempo, Víctor Silva serviu, em simultâneo, dois jornais concorrentes.


Embora frequentemente tivesse sido alertado para a flagrante incompatibilidade, Víctor Silva nunca se mostrou interessado em abrir mão de nenhum dos dois títulos, o que forçou a New Media Angola, SA, proprietária do Novo Jornal, a prescindir dos seus serviços.


Gustavo Costa passou a integrar o Conselho de Administração da Holding que detém o Novo Jornal. O seu lugar ainda não foi ocupado. A New Media Angola, SA iniciou já diligências com alguns jornalistas angolanos e estrangeiros, nomeadamente portugueses, para preencher o cargo de Director geral do Novo Jornal. Fontes geralmente bem informadas, disseram ao Club-K que os proprietários do Novo Jornal estão inclinados a escolher uma opção lusa para substituir Gustavo Costa.


Desde que quinta-feira passada, a gestão corrente do Novo Jornal tem vindo a ser assegurada pela nova chefe de Redacção da publicação, uma luso-angolana recentemente contratada em Portugal.


É já a nova responsável que está a conduzir todos os contactos tendentes a contratar jornalistas para o Novo Jornal.