Lisboa -   Assinalou-se um clima de  crispação  entre o  director  do  Gabinete de Estudos, Planejamento e Estatística (GEPE) do   Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Angola, Joaquim Duarte   e o Presidente do Conselho de Administração da Gesterra,  Carlos Alberto Jaime “Calabeto” (na foto). O foco da discórdia está  relacionado com  fricções originadas pelas   competências e influencias de cada um.

Fonte: Club-k.net

A Gesterra  de Carlos Alberto  é uma empresa angolana de gestão de terrenos agrícolas  conotada ao  braço empresarial do MPLA, a Gefi. O GEPE, por sua vez é o departamento do ministério da agricultura que aprova todos os projecto de âmbito nacional   desta instituição governamental.  O seu director Joaquim Duarte é o engenheiro agrônomo  que dentro do ministério dirigiu o programa  Executivo do Sector Agrário angolano aprovado em 2009, que, integra também outras acções orientadas para o desenvolvimento do Sector da Investigação Agrária em Angola, bem como medidas dirigidas, em concertação com outros sectores, para a melhoria da comercialização no meio rural.


Numa recente deslocação a este ministério, o PCA da Gesterra,    Carlos Alberto Jaime “Calabeto” pretendia abordar o Ministro de tutela, Pedro Canga a fim de submeter projectos para  aprovação.  Joaquim Duarte, o responsável  do GEPE,  terá “irritado”,  o PCA da gesterra, ao fazer notar que teria  de ser com  ele a quem Carlos Alberto deveria   marcar audiência visto que é o seu gabinete que dá aprovação final dos projectos que entram naquele ministério.


No pensamento identificado em Carlos Alberto é que ao ser  “dificultado”  pelo Ministério da agricultura, o mesmo pode fazer aprovar os seus projectos pela “via directa”, (entenda-se Cidade Alta) mas não o faz por respeito aos procedimentos e funcionamento das instituições.  Prefere entregar ao Ministério e por sua vez o responsável do pelouro, levar ao conselho de ministro para aprovação por parte do Chefe do Executivo.


Carlos Alberto Jaime “Calabeto”  que é engenheiro de maquinação agrícola formado em Cuba,  é uma figura próxima a José Eduardo dos Santos e igualmente apresentado como seu sobrinho.  É a ele, a quem JES a dado momento proporá para ser o Ministro da agriculta mas  o mesmo rejeitou. Na pratica, é ele  que opera como um “Ministro sombra da Agricultura” em Angola.  Em Abril de 2010,  o PR, criou uma comissão para  radiografar o estado da agricultura do país,  e foi  Carlos Alberto que chefiou  a referida  comissão (O Ministro Pedro Canga foi desencontrado).  JES transferiu- lhe  a gestão  de cerca de 19 projectos, dentre os quais o “Aldeia Nova”, e o contrato para a implantação da «Fazenda Pungo Andongo», com as sociedades Construtora Norberto Odebrecht, S. A. e a FNP - Consultoria e Comércio, Limitada.