Lisboa A Procuradoria-Geral da República notificou esta quarta-feira, 27, os sócios do jornal Continente Henrique Miguel e Walter Daniel. O motivo avançado desta notificação terá sido as constantes notícias veículadas pelo jornal que lesam a imagem de altas figuras ligadas ao governo e ao MPLA, sendo considerada como um crime de difamação e calúnia.

Fonte: NJ

Numa das suas edições, o jornal terá noticiado que Bento Bento, teria pago a Carlos Feijó, uma quantia avaliada em 5 milhões de dólares para ser governador de Luanda. Questionados sobre a proveniência da referida notícia, o administrador geral do jornal, Walter Daniel, disse desconhecer a autoria do texto.

“Este texto e outros que ofendem a dignidade de governantes, particularmente do Bento Bento foi colocado pelo senhor Riquinho. Ele vem com muitos textos e sem o meu conhecimento publica a notícia”, explicou,acrescentando que o empresário tem usado o jornal como “defensor do diabo”, ou melhor, para afrontar a ferro e fogo todos os que considera adversários políticos e económicos.

Walter Daniel conta que o texto a que se refere foi assinado por um suposto jornalista chamado José Vandúnem, uma figura com quem nunca teve contacto. “Confirmei durante a investigação que nunca tinha visto o autor daquele e de outros textos de responsabilidade do sócio maioritário. Fui ouvido mas a responsabilidade recai toda para o senhor Riquinho”, explicou. “Não é o Riquinho quem foi notificado, mas o jornal. E muitos outros jornais serão igualmente notificados”, disse.

Administrador pede justiça

Walter Daniel pediu que se faça justiça perante estes e outros crimes cometidos por Riquinho. “Ele tem de ser responsabilizado pelas suas acções. Agora sou um administrador fectício face aos exageros editoriais que o mesmo tem feito, sobretudo no que se refere a redacção de jornalistas”, defendeu.

Refere-se que o empresário do povo, mesmo não sendo jornalista assume a execução de várias peças jornalísticas dos seus interesses, sendo que Henrique Miguel é apenas um sócio não executivo do jornal Continente.