Jorge Valentim segundo tais descrições  nota “ma fé” em figuras de diferentes correntes do MPLA que terão interferido objectado o seu nome na linha de sucessão a Dumilde Chagas Rangel do cargo de Governador de Benguela, uma posição que segundo informações confirmadas, era também  pretendida por Manuel Rabelais a quem chegou fazer lobbi porem sem sucesso. 

Não obstante a  entrada no negócios dos diamantes, a única promessa que Valentim viu materializada foi a devolução  da antiga casa do seu pai  no bairro da Canata, Lobito que vinha pedindo desde que deixou a Jamba em 1991. A partir desta residência,  que nos dias da campanha, as suas actividades eram acompanhada através de um jornalista Sampaio Junior dispensado para cobrir as tarefas do político em favor do MPLA.

Jorge Valentim de acordo com o Jornalista Sousa Jamba aderiu oficialmente a UNITA em 1975.  informações indicam que o mesmo teve convivência com Jonas Savimbi desde a Suiça nos anos 60 onde ambos se formaram. Na altura da formação da UNITA Valentim destacou-se inicialmente como opositor de Savimbi através de um jornal estudantil que atacava o líder do Galo Negro. Fala-se também da sua passagem pela UPA de Holden Roberto.

Foi por varios anos considerado como um dos colaboradores mais importantes de Jonas Savimbi a quem lhe atribui a pasta da informação e tarefas importantes em negociações políticas e comercias. Em meados da década de 90 entrou em colisão com Savimbi. Ajudou a fundar a UNITA-Renovada onde os aderentes rejeitaram a sua figura para liderar  preferindo Eugenio Manuvakola. Desde então notabilizou-se como critico ao falecido líder da oposição rebelde. Dentro do seu antigo partido tomaram como sinal de fidelidade ao regime a  solicitação feita para  que um dos seus filhos passasse a ter como padrinho o Presidente José  Eduardo dos Santos.

Presentemente destaca-se como opositor a Isaias Samakuva embora não havendo dados concretos para se afirmar que esteja agir dentro de uma estratégia a soldo do partido no poder ou se seja uma iniciativa pessoal. A três anos atrás foi expulso da UNITA.

Fonte: Club-k.net