Lisboa - O que é que Irina Shayk, Heidi Klum, Britney Spears, Milla Jovovich e Naomi Campbell têm em comum? Todas elas já usaram jóias da "de Grisogono", uma marca de luxo com sede na Suíça. O que poucos sabem é que a maioria do capital da empresa, especialista no fabrico de bens de luxo como relógios e jóias, é detida por Isabel dos Santos.

Fonte: Jornal de Negócios

A empresária angolana comprou entre 75% e 85% da ‘de Grisogono’ há um ano, mas o negócio passou praticamente despercebido. Desde então, fazem parte da administração da empresa suíça.


A empresária angolana é a 736ª mais rica do mundo, para a revista “Forbes”. É a sexta nova entrada mais relevante na classificação de 2013.


São 210 novas caras a entrar na lista dos mais ricos do mundo para a revista “Forbes”. Vêm da moda, das tecnologias, do retalho. Da Europa, da América do Sul, de África. Uma delas é Isabel dos Santos.

 
A primeira angolana a superar uma fortuna de mil milhão de dólares, e que é também a mulher mais rica de África, é a sexta personalidade a aparecer nas novas entradas no “ranking” da revista norte-americana.

 
Com uma fortuna avaliada em 2 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros), a filha do presidente angolano Eduardo dos Santos é uma das 210 “notáveis” que aparece agora na lista dos mais ricos. Como a sexta entrada mais rica da lista, Isabel dos Santos está atrás de nomes como a suíça Margarita Louis-Dreyfus ou do duo da moda Domenico Dolce e Stefano Gabbana.


“O seu activo mais valioso – avaliado, de forma conservadora, em mil milhões de dólares – é uma participação de 25% na Unitel, uma das operadoras das telecomunicações móveis de Angola, onde é membro do conselho de administração”, escreve a “Forbes”, referindo que a empresária tem várias participações em empresas angolanas e portuguesas.

 
Em Portugal, Isabel dos Santos é a maior accionista da Zon Multimédia, onde detém uma participação de 28,8%, sendo a cara da fusão entre a empresa e a operadora Optimus, da Sonaecom. A empresária é dona de 19,5% do capital do BPI e está presente na Galp Energia. Em Angola, é dona do banco BIC, cuja subsidiária portuguesa adquiriu o BPN.

 
A fortuna avaliada em 2 mil milhões de dólares deixa a empresária angolana, de 40 anos, na 736ª posição entre as mais ricas, atrás dos portugueses Américo Amorim, com uma riqueza de 4,1 mil milhões de dólares – parceiro de Isabel dos Santos na Galp Energia – , e Alexandre Soares dos Santos, com 3 mil milhões de dólares. Soares dos Santos é o dono da Jerónimo Martins, empresa concorrente da Sonae, com quem Isabel dos Santos tem uma parceria em Angola.

 
A filha do presidente Eduardo dos Santos supera a fortuna de 1,45 mil milhões de euros apresentada pelo seu parceiro no negócio do retalho angolano, Belmiro de Azevedo.