Luanda  - O embaixador de Angola na China, João Garcia Bires, foi considerado “a personalidade do ano” por um grupo de ‘media’ chinês pelo seu “abundante conhecimento diplomático” e “temperamento poético romântico”.

Fonte: Publico

A distinção será formalmente assinalada no dia 18 de Março em Pequim, numa cerimónia na Associação de Amizade da China com os Povos Estrangeiros, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte do Home and Abroad News Press, grupo sedeado em Hong Kong.


João Garcia Bires, 68 anos, formado em Direito Internacional na antiga União Soviética, está colocado em Pequim desde Dezembro de 2011.


O diplomata, que já foi embaixador na Namíbia e em Moçambique, é também membro da Associação de Escritores Angolanos, com três livros de poesia e uma antologia de contos já publicados


Ao distinguir Garcia Bires como “personalidade do ano”, aquele grupo de ‘media’ chinês realçou que o embaixador angolano “manifestou vontade de apoiar a China na abertura de um Instituto Confucio em Angola tão cedo quanto possível”.


Angola e China estabeleceram relações diplomáticas em 1983.


Trinta anos depois, Angola é um dos maiores fornecedores de petróleo à China, a seguir à Arábia Saudita, e cerca de 260 mil chineses trabalham naquele país africano, sobretudo em obras públicas e construção de infraestruturas.


Em Novembro passado, na celebração do dia nacional de Angola, Garcia Bires manifestou a “mais sincera gratidão” ao “pronto apoio” da China ao programa de “reconstrução nacional” lançado pelo Governo angolano há uma década, depois de “uma guerra prolongada e destruidora”.


“Sob a clarividente direção do Partido Comunista, a China respondeu prontamente e sem pré-condições ao apelo do Governo angolano para assistência económica, financeira e técnica para a reconstrução do país. O apoio do Governo chinês aconteceu numa altura crucial”, disse.


Segundo fontes chinesas, o montante dos empréstimos e linhas de crédito concedidos pela China a Angola desde 2004, através de vários bancos estatais, ronda os 15 mil milhões de dólares (11,14 mil milhões de euros).