Lisboa -  A implantação do “Grupo Madaleno”, como é conhecido, no sector da comunicação social, Angola e Portugal, não corresponde a interesses próprios, genuinamente empresariais ou económicos, mas a outros, nomeadamente de cariz político, conotados com círculos do regime angolano, que também lhe providenciam “coberturas”.

Fonte: AM

O General Helder Vieira Dias “Kopelipa”, ministro de Estado e chefe da Casa Militar, é referenciado em meios com conhecimento considerado “habilitado” do assunto, como “personalidade determinante” na acção do “Grupo Madaleno” – um papel a que o Presidente, José Eduardo dos Santos (JES), não será estranho.


Álvaro Madaleno Sobrinho, lider do Grupo, é comprovadamente muito próximo de H Vieira Dias “Kopelipa”. A Newshold, a mais importante das subsidiárias da Withe Capital, holding com base na qual o Grupo opera, foi inicialmente registada em nome de entidades identificadas com o círculo presidencial, como António Maurício, vice-presidente executivo da FESA-Fundação Eduardo dos Santos ou como a Construtora do Tâmega, em cujo capital a Sodimo, “braço económico” da FESA, tem uma participação.