Saurimo – O membro do Comité Executivo Nacional do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, Augusto de Sousa, faleceu no passado dia 14 do mês em curso, vítima de acidente motorizado na cidade de Saurimo.

Fonte: CENMPLT


O malogrado era um dirigente activo e uma pessoa esclarecida, foi secretário adjunto nacional para as comunidades e autoridades tradicionais. Grande mobilizador, homem de coragem, determinado e combatente da primeira hora. O seu passamento físico deixa um grande vazio para o nosso movimento reivindicativo.

Augusto de Sousa solteiro de 58 anos de idade nascido no 10 de Outubro de 1954, filho de Sacacunda e de Watxipi natural de Luangue Município do Lubalo província da Lunda Norte, em vida residia em Saurimo bairro Luavuri Zona (A).

Deixa viúva a mulher que também se encontra hospitalizado nos cuidados intensivos, vitima do mesmo acidente em que ambos se viram envolvido, quando a moto-taxi BAJAJA que os transportava no perímetro entre o bairro Candembe e o rio Chicapa embateu frontalmente contra com um TOYOTA HILUX, no momento em que o condutor tentava fazer ultrapassagem um Camião que se encontra a sua frente.

É membro do movimento desde Setembro de 2007, participou activamente da conferência nacional no Movimento de 15 a 16 de Julho de 2011, realizado em Luanda para a eleição da nova liderança, fazendo parte da delegação vinda da província Lunda Sul.

Amigos e todos aqueles que nutriam grande afecto a este militante e filho da Nação Lunda Tchokwe, o movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, rende singela homenagem em sua memória e endereçamos as nossas sentidas condolências a família enlutada, e que a sua alma descanse em paz.

Comité Executivo Nacional do Protectorado da Lunda Tchokwe