Lisboa -  As autoridades angolanas por  via  da Inspecção Geral da Administração do Estado realizaram recentemente uma inspecção geral ao Ministério das Finanças, relativa aos Exercícios Económicos de 2011 e 2012. Os trabalhos foram avançados por  uma Comissão de Inspecção, cujo coordenador é  José da Silva Chinguinheca.

Fonte: Club-k.net

Ministério em crise de gestão

A inspeção coincidiu numa fase em que o  Ministério das finanças é apresentado como sendo uma das  instituições governamentais  que observa crise de gestão. Ao  titular da pasta, Carlos Alberto Lopes, lhe são atribuídos predicados consubstanciado na deficiência de relações humanas com os quadros.  Apresentam-lhe num cenário de rotura com antigos  diretores (O ministro geralmente recusa iniciativas  que estes o apresentam).


Recentemente afastou cerca de 10 técnicos  que chefiavam alguns departamentos com realce para Chandinho Carlos da Silva Moco, demitido da  Chefia  do Departamento de Administração e Gestão do Orçamento da Secretaria Geral, Rita Felícia Dias Andrade, então  Chefe do Departamento de Organização e Métodos do Gabinete de Estudos e Relações Económicas Internacionais,  Miguel Adelaide André, então Chefe de Repartição do Orçamento e Contas do Departamento de Administração e Gestão do Orçamento da Secretaria Geral , e outros tantos. Muitos dos quadros exonerados foram   substituídos  por outros  descritos por  “próximos a família da Primeira Dama”.   (O Ministro é cunhado de Ana Paula dos Santos)


Em finais de 2012, foi aprovado um novo organigrama para o Ministério. Os secretários de estado que se encontram  com  tarefas indefinidas foram-lhes  recentemente  atribuídos  novas funções. Ao Secretário de Estado das Finanças, Manuel Neto Costa foi-lhe  subdelegado   a coordenação e supervisão das actividades relativas aos serviços e órgãos da Direcção Nacional de Impostos (DNI), Direcção Nacional do Tesouro (DNT), Direcção Nacional do Património do Estado (DNPE) e Delegações Provinciais de Finanças.


Por outro lado, ao  Secretário de Estado do Orçamento,  Alcides Safeca  foi-lhe  subdelegado a coordenação e supervisão das actividades relativas aos serviços e órgãos da Direcção Nacional do Orçamento do Estado (DNOE), Direcção Nacional dos Orçamentos Locais (DNOL), Direcção Nacional de Contabilidade Pública (DNCP), Gabinete de Preços e Concorrência (GAPREC) e Serviço de Comunicação Institucional (SCI).