Lisboa  - O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, admite que Angola esteja a reter as exportações portuguesas como forma de retaliação a Portugal depois das notícias que surgiram nos jornais portugueses relacionadas com casos de Justiça que envolvem figuras angolanas.

Fonte: RTP

Em declarações à Antena1, o presidente da CIP sublinha que gostaria que os governos dos dois países mantivessem excelentes relações bilaterais e de negócios, mas mostra-se preocupado com a possibilidade de Angola estar a retaliar Portugal. António Saraiva espera que o Ministério dos Negócios Estrangeiros possa ultrapassar esta situação.


O Jornal de Negócios noticiou esta terça-feira que os bens alimentares que Portugal exporta para Angola estão a ficar retidos no porto de Luanda durante longos períodos, o que faz com que cheguem ao consumidor com um prazo de validade mais curto. Em alguns casos há registo de escassez de produtos nas lojas. As exportações portuguesas estão a ficar retidas por causa de demoradas inspeções laboratoriais, que passaram a ser exigidas pelas autoridades do país.