Luanda - Estamos numa fase em que urge resgatar os valores morais e o papel fundamental da família. Uma família com princípios vai ser o espelho da sociedade. “É de pequenino que se torce o pepino”, diz o ditado. Pais e encarregados de educação têm a missão de tutelar, educar e transmitir valores que vão formar uma personalidade assente em princípios aceites pela sociedade.

Fonte: Club-k.net

Esta pequena introdução vem a propósito do que tenho vindo a constatar nos últimos tempos, particularmente em Luanda. Ora, o que me move a abordar este assunto é o facto de estar a acompanhar o movimento desusado de crianças que chega a ultrapassar os limites. Quando falo de ultrapassar os limites é que, no meu ponto de vista, não é concebível que se dê liberdade à criança de brincar fora de casa até altas horas da noite.


Estou a falar de menores de que requerem a atenção de todos nós. Se estão recordados, a degradação dos valores morais na sociedade é uma realidade. O respeito mútuo está a desaparecer, já não se distingue o bem do mal. Actualmente fala-se do consumo excessivo de álcool. O álcool altera os reflexos do indivíduo que, por sua vez, pratica actos que atentam contra as normas estabelecidas pela sociedade, entre elas a violação de menores sem nenhuma protecção.


Hoje, apesar de haver um trabalho no sentido de incentivar a denúncia do abuso sexual de menores. Ainda há casos encobertos, há situações que não chegam às autoridades competentes. Isto para dizer que quando as crianças permanecem fora de casa até altas horas da noite correm riscos de serem abusadas sexualmente, de serem raptadas, de serem mortas, entre outros males.


Os pais são chamados a esta luta uma vez que as crianças devem crescer a saber distinguir o certo do errado para que, na fase adulta, reconheçam o papel que os pais tiveram na sua educação e, consequentemente, transmitam esses valores e ensinamentos aos seus filhos.


Quando a criança tem uma liberdade excessiva não se pode esperar muita coisa dela na fase adulta. É preciso que tenha referências de vida de modo que, no futuro, possa contribuir para a constituição de sociedade sã. Custa-me acreditar no que vejo nos arredores de Luanda.


A degradação dos valores morais é acentuada e a família joga um papel importante para a mudança deste cenário. A sociedade é constituída por famílias que devem transmitir os valores socialmente aceites. Hoje vemos crianças que desde cedo se envolvem em sexo desprotegido induzidas pelo álcool.


Aliás, por falar em álcool, tenho visto que há uma tendência de algumas pessoas oferecerem álcool a crianças de tenra idade e dizem que é só um bocado para se ambientarem. Esta criança desde cedo entra em contacto com o álcool e futuramente pode representar um grande problema para a família e a sociedade no geral. Por favor, cuidemos das nossas crianças!