Luanda – Os restos mortais do general Nascimento Salvador Vaz, falecido no dia 27 de Março, por doença, foram hoje a enterrar no cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda, em cerimónia presenciada pelo ministro da Defesa Nacional, Cândido Pereira Van-Dúnem.
 
Fonte: Angop

O comandante do Exército, general Lúcio Gonçalves do Amaral, que procedeu à leitura do elogio fúnebre, realçou os seus feitos na luta pela conquista e salvaguarda da independência nacional, considerando-o um patriota e militar incansável que contribuiu com o melhor do seu esforço, dedicação e saber pela afirmação de Angola como país soberano no contexto das nações.

 
Adiantou que o general foi um patriota que emprestou toda a sua juventude, saber e determinação pela defesa da independência nacional, a instauração da democracia, a conquista e consolidação da paz e a reconciliação nacional.
 

“As palavras parecem não serem suficientes para transmitir a real dimensão do grande vazio deixado com a partida do extremo filho, esposo, pai, irmão, companheiro e amigo, com o qual as Forças Armadas Angolanas, em particular, e o país, em geral, perdem irreparavelmente um destacado quadro que sempre teve um alto sentido de cumprimento do sagrado dever militar”, realçou o general Lúcio do Amaral.

 
Nascimento Salvador Vaz, que nasceu aos 29 de Dezembro de 1958 no Golungo Alto, província do Kwanza Norte, incorporou-se nas ex-FAPLA aos 30 de Setembro de 1975, no Centro de Instrução Revolucionário (CIR), 1ª Região Político-Militar do MPLA.
 

 
Destacou-se em várias acções combativas como a operação Eurico Gonçalves no Norte de Angola nas áreas do rio Loje, Kibala do Norte, Bessa Monteiro, Quim Maria, Operação Lucamba-Munhango, Operação Cuito-Cuanavale – Mavinga (operação Zebra), Operação Travão, entre outras.

 
Nascimento Salvador Vaz, até ao seu desaparecimento físico, ocupou as funções de Chefe da Direcção Principal de Inteligência Militar Estratégica do SISM.

 
Deixa viúva e cinco órfãos.