Lisboa - A Zon, presidida por Rodrigo Costa, vai propor a distribuição de um dividendo de 0,12 euros por ação, num total de 37,1 milhões de euros, mais do que os 36 milhões de lucro da empresa em 2012.

Fonte: CM

ZON: anunciado dividendo de 0,12 euros por ação

A maior beneficiada será a empresária Isabel dos Santos, que, através da Jadeium e da Kento, controla 28,8% da dona da operadora. Assim, irá encaixar 10,7 milhões em dividendos.


O grupo Espírito Santo, que tem posições na Zon através de quatro empresas - Espírito Santo Irmãos, BES, ESAF Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário e a companhia de seguros BES Vida -, irá receber cerca de cinco milhões em dividendos. Já o BPI vai arrecadar 2,8 milhões.


Joe Berardo, através da sua Fundação e da Metalgest, encaixa quase 2,1 milhões, enquanto Joaquim Oliveira tem direito a 1,8 milhões. O grupo Ongoing vai receber 1,2 milhões. Contas feitas, só estes acionistas ficam com cerca de 24 milhões de euros, quase dois terços do total de dividendos.


A distribuição de 0,12 euros por ação significa uma redução de 25% em relação aos 0,16 euros pagos nos três últimos anos.

A assembleia geral de acionistas, que está marcada para o dia 24 de abril, além da aprovação dos dividendos, irá eleger a administração que vai liderar a empresa até 2015. Esta equipa ficará responsável pelo processo de fusão com a Optimus.