Zaire - O comando  provincial da polícia nacional no Zaire  impediu, esta segunda-feira,  o Bloco Democrático de alugar a sala do  núcleo provincial da Assembléia Nacional naquela localidade sob alegação  de que  “o BD não é um partido legalizado”.

Fonte: Club-k.net

Tudo começou quando este partido agendou a sua actividade que deveria se realizar sábado no recinto da Assembléia Nacional daquela província.   Na sexta feira, os responsáveis pelo o alugar do espaço contactaram a direção do Bloco Democrático   manifestando intenção de proceder com a devolução do dinheiro ao qual haviam alugado  argumentando que precisariam do lugar para uma atividade do governo. Assim sendo, o assunto ficou pendente tendo a direção do BD remarcado a sua actividade para esta terça-feira (2). Porém, os responsáveis   do recinto do Núcleo da Assembléia comunicam que o comando da polícia  disse lhes que não permitia a realização da actividada partidária  porque o BD não é um partido legalizado.


Por outro lado a Radio Nacional de angola (emissor regional do Zaire)  recusou difundir o anuncio deste partido que comunicava  a mudança de local  da actividade. A  radio, segundo uma fonte que acompanha o assunto  diz  que “apenas aceitam difundir a nossa reunião se lhes dermos 5.000 kzs ao invés de 500 que o valor estipulado na  tabela oficial de precários”.


Entretanto,  chegou a Mbanza Congo,  esta segunda-feira, o Secretário Geral do Bloco Democrático ,  Filomeno Vieira Lopes,  que para além de presenciar o núcleo local  da  Assembléia  tenciona contactar a Imprensa (prevê-se uma Conferencia de imprensa amanha de manha),  contactar as autoridades Governamentais, bem como visitar o Museu do Kulumbimbi e campas de várias dignitários do antigo  reino e nacionalistas originários   da província, como Holden Roberto.