Argélia -  Angola é um País belo, rico em recursos naturais, minerais, hidricos, florestais e marítimos…"Angola é rica" esta é uma frase que oiço desde os tempos da meninice ; de facto Angola é rica e não há dúvidas sobre isto ; porque até quem não passou pela escola, consegui dar conta das riquezas da nossa pátria.

Fonte: Club-k.net

Cingir-me-ei nos seguintes pontos :
-A falta dos valores morais e cívicos ;
-Juventude e o imediatismo;
-A invasão anárquica dos estrangeiros;
-O cepticismo dos compatriotas ;

Falar ou escrever sobre a falta dos valores morais e cívicos na sociedade angolana, passou a ser moda em jornais, rádios, programas televisivos, crónicas e peças teatrais.

Porque, que ainda o problema prevalece ? O que se passa ? Será que a mensagem tem sido bem passada ? Como foram educados os nossos mais velhos ?

Não sou o único, que esta preocupado com esta situação mais há que refletirmos e resgatarmos os valores morais e cívicos.

A maior parte dos jovens, faltam respeito aos seus mais velhos ; uma criança de hoje não senti medo nem vergonha de mandar calar a boca de um adulto ou de dizer "vai para o caralho" e outros palavrões que nem adianta fazer menção.

Perdemos a cultura de ceder lugar ao nosso próximo ; a idosos, a deficientes fisícos.Perdemos o hábito de fazer as coisas por amor a pátria, de agradecer quando nos ofertam alguma coisa ou quando somos ajudados.

Se fosse para descrever como a sociedade angolana esta a perder a identidade cultural e os costumes, esta abordagem seria um jornal como dizem os meus amigos mais este, não é o caso…

              Como proposta para solução deste problema, trago a tona as palavras ja existentes "Vamos arregaçar as mangas e trabalhar " e a outra que mexe comigo "vamos falar pouco e trabalhar mais", a solução reside nas familias, na educação e instrução religiosa, na prática das coisas ; porque hoje em dia, temos poucos adultos que servem de espelhos para os petizes, hoje em dia temos jovens com bons principios éticos e morais do que os dos kotas, hoje em dia temos kotas que se envolvem com adolescentes de 14 , 15 , 16 anos de idade, e sem escrúpulo, hoje pais incentivam os filhos a consumirem bebidas alcoolicas com eles, e vão juntos as nguendas…

                   Se deixarmos de muitos blá, blá, blá e passarmos a tirar um tempo para estar com a familia, conversar com a sua amada ou amado, com os filhos e transmitirmos a educação que recebemos com os nossos pais, tios, avôs ; nas igrejas, nos seminários e para não falar das missões católicas e evangélicas…"É de pequeno que se torce o pepino" so consigo entender agora este provérbio popular e para mim contínua a ter valor e aplicabilidade nos dias de hoje, porque se ensinares ao teu filho a pedir obrigado quando recebi alguma coisa ou por um singelo gesto, quando for adulto ser-lhe-à fácil faze-lo.

Juventude e o imediatismo, por muito tempo tenho debatido este assunto com os meus concidadãos AC Pacote, Luciano El Poeta, o Arquitecto, Lugai, Charás, Lucas o Cientista, Tobogan, a minha Carluxinha baixinha, Yaoming, as respostas convergem em me dizerem o seguinte : «Olha Kaypuluya, isto foi no tempo das nossas mães, as damas de hoje são todas iguais elas não prestam ; outros alegam eu não sei onde tu estas, este mundo esta mal » modéstia parte gosto de fazer muitas perguntas e analisar os prós e contras dos assuntos.Fiquei triste pelo estado em que se encontra a nossa sociedade angolana no que tange ao comportamento da juventude, e pela doença do imediatismo que reside no sexo masculino e feminino.

                  O indíce acentuado de jovens de sexo masculino a namorarem com 2 , 3  a 4 namoradas.Conversei com uma moça, e ela dizia « olha, comigo o Kapreta tem um filho, com a Papaya tem uma filha, e com a Lorita a primeira mulher dele tem um casal » e o moço “Kapreta’’ dizia  «  cada meu filho  recebi 6000.00kz por mês, e as mães 11000.00kz e ja não esta bom ?... » A poligamia e a poliandria em Angola ja é assumida por muitas pessoas, embora a sociedade não admita esta realidade.Ja existêm mulheres em Angola que também têm amantes !...Fiquei estupefacto, com esta situação !...Sem ser machista, devo dizer as mulheres, que elas estão a confundir a emacipação ou como elas dizem "agora os direitos são iguais" esta frase  considero como um slogan e não passa disso ; as mulheres não são iguais aos homens, como diz a Terapêuta Calita Celedonio "mulheres deixam de vestir calças".Com isto não estou a dizer que as mulheres devem ser tratadas como empregadas, em que o homem é que determina e faz todo, isolando-as como que Deus não as criou para serem adjuntora.

Aonde as moças, estão a tirar os carrões ?

Aonde as moças, estão a tirar dinheiro para comprar ou construir os casarões ?
Como, estão a alcançar a fama ?

Seria falso, se dissessi que muitas das jovens adquiriram estas coisas por meios ilicitos, em contrapartida  muitas moças conseguem tais coisas pelo mérito próprio, dedicação e esforço.

Devo aqui lamentar, que muitas delas, foram contaminadas pelos vírus do imediatismo. Esta praga, esta a fazer com que os jovens cometam muitos actos de violências, vandalismos, homicidios, lutando a todos os custos e de todas as maneiras, sem medir as consequências, sem terem medo de pisarem as pessoas e de perderem a dignidade, para mudarem de vida ou serem iguais aos jovens que conseguiram adquirir tais coisas licitamente.

A juventude de hoje, a maior parte preferem "cortar mato" como diz-se na gíria, queremos "subir de vida" de um dia para o outro sem que nos engajemos.

              O repto que  passo, é para que possamos ter muita paciência, auto-estima e dizer que o ter muito dinheiro não é sinónimo de felicidade mas o dinheiro é um complemento da felicidade, ser feliz, estar bem consigo mesmo, ter as coisas básicas para viver e estar bem com a sociedade.

A invasão anárquica dos estrangeiros em Angola esta a ser demais e exagerada.Com isto, não quero dizer de que o País não deve receber estrangeiros mas que se faça de uma maneira organizada e licita.

              O novo Executivo angolano, tem que criar boas políticas  para que os estrangeiros possam entrar no território angolano de maneira legal.Os polícias corruptos,  das fronteiras devem parar de pedir a chamada "gasosa" a estrangeiros que não apresentem o dossier em conformidade com a lei. O povo que também so sabe críticar, e têm sido os primeiros a alojar cidadãos estrangeiros em condições ilegais.Alugam casas, quartos, lojas, vendem terrenos a estrangeiros em situações migratória não regularizada.

A invasão anárquica dos estrangeiros não é só em Luanda, Cabinda, Lundas, Cunene.Agora é um problema nacional…

É preocupante o número elevado de Chineses e com agravante de estarem a alugar todos os estabelecimentos comercias existentes no País, sobretudo em Luanda, Huíla, Benguela, Huambo, até parece que esta mais rentavel alugar ao Chinês do que fazer o seu próprio negócio.

Sera que os angolanos, não sabem fazer negócios ? Os excessos das cantinas "Janelas abertas" e com o agravante do nativo não conseguir emprego e ser menosprezado em relacção aos estrangeiros.O nosso compatriota Dr.Savimbi dizia que é necessário valorizarmos os quadros nacionais « primeiro o angolano, segundo o angolano e terceiro o angolano e o angolano sempre ».

No discurso do Presidente da República sobre o estado da nação, a Sua Excelência fez menção numa das suas frases dizendo que o Executivo « vai valorizar os jovens e que o angolano estará na atenção da governação ».

Esperamos que estas palavras sejam aplicadas…

O cepticismo dos compatriotas, existêm angolanos que não são optimistas, todo para ele esta mal, os dirigentes todos para ele são incompetentes, não há melhorias no País em todos os ângulos, não acreditam numa nova Angola, não acreditam nos resgates dos valores morais e cívicos, não acreditam que a juventude pode mudar se trabalharmos com o espírito de união e um trabalho multidisciplinar ; não creêm na extinção da praga do imediatismo provocado pelas novelas e o mau aprendizando no que diz respeito das informações obtidas pela globalização.Havemos de ter uma Angola, em que todos teram o orgulho de viver e de ser angolano.

Permitam-me parafrasear 9 pontos sobre os princípios básicos de vida, escrito por um autor desconhecido, numa mensagem de reflexão em power point com o tema “Por Angola !’’ que recebi por intermédio do  email ; proponho a todos os concidadãos, principalmente os dirigentes políticos a seguirem e aplicarem os  princípios, que uma minoria dos angolanos praticam, abaixo mencionado :

1-A ética, como princípio básico.
2-A integridade.
3-A responsabilidade.
4-O respeito pelas Leis.
5-O respeito pelo direito dos demais cidadãos.
6-O amor ao trabalho.
7-O esforço pela poupança e pelo investimento.
8-A disciplina.
9-A pontualidade.

                 Portanto, deixemos de críticar, críticar, críticar sem apresentar soluções e sugestões para o desenvolvimento da nossa e amada pátria angolana.

Argélia-Blida, aos 1 de Abril de 2013

Autor : Henrique Mateus Cacueia Salomão “Kaypuluya’’