Luanda -  O Comandante Geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos revela-se indignado com as reclamações que lhe chegam em torno da  conduta do responsável da cooperação que dirige,  no Município do Sambizanga, superintendente  Francisco Notícia.


Fonte: Club-k.net

Superintendente ameaçou prender jornalistas

A mais recente  manifestação de indignação,  foi notada no sábado (30), quando Ambrósio de Lemos que se encontrava,  na sua quinta/fazenda,  fora de Luanda recebeu ligações telefônicas dando conta que o seu subordinado estaria novamente envolvido em episódios de pancadaria e prisões arbitraria. De Lemos reagiu prometendo “falar”  com o referido comandante.


De entre as reclamações que lhe chegaram, destaca-se o comportamento do comandante em ameaçar mandar prender um grupo de jornalistas que se encontravam naquele sábado, a fazer cobertura de uma abortada manifestação, no perímetro do cemitério da Santa`Ana  que exigia esclarecimento pelo  desaparecimento de dois activistas,  Isaías Kassule e Alves Kamulingue, em Maio de 2012.  A acção do comandante foi testemunhada pela investigadora da Human Rigth Watch que se encontrava no terreno.


Francisco Notícia é um dos mais novos comandantes da polícia em Luanda que tem sido alertado  por prejudicar a sua carreia com praticas  negativas.   Era da confiança do ex- comandante Joaquim Ribeiro e estava ele colocado no comando de Viana, a interinar quando  ocorreram   aos assassinatos   de   Joãozinho e Mizalaque, que deram lugar ao julgamento do “caso Quim Ribeiro”.


Em Julho de 2012, criou constrangimento ao ex- Ministro do Interior, Sebastião Martins (numa altura em que aquele  governante  procurava   desmarcar-se das praticas de repressão  que  marcaram o seu consulado) ao espancar  manifestantes na esquadra do Sambizanga, dentre os quais o jovem Pedro Malembe que ficou com o rosto inflamado por lhe terem dado com uma barra de ferro.


Este ano voltou a ser manchete pela negativa ao conduzir os agentes que espancaram e detiveram o grupo de manifestantes,  entre eles Luaty Beirão e Adolfo Campos.  Aos presentes, o comandante alegou que estava a cumprir ordens do GPL, chefiado por Bento Bento.  Há informações de que os outros comandantes que tinha sido convocados para   travar a manifestação terão recusado simulando doença, aparentemente para não verem os seus nomes associados em praticas de repressão.  O jovem comandante do Sambizanga que faz parte de uma área  distante ao Kilamba Kiaxi e ao Rangel, onde ocorreram as detenções, foi o único  comandante que se mostrou disponível para ir cumprir a missão de espancamento. 

"Nós recebemos uma carta do GPL a nos comunicar que aqui há um grupo de jovens que pretende manifestar sem a previa autorização deste órgão. Por isso estou aqui para vos pedir civilizadamente para que se retirem deste local porque estão a perturbar os cidadãos que se encontram neste local", argumentou Francisco Notícia, reforçando que "caso não saírem daqui por bem nós vamos utilizar todos meios possíveis para vós retirar daqui".

Por outro lado, há receios que o mesmo  ou familiares seus venham a ser linchados na via pública por populares em retaliação, as acções negativas que Francisco Notícia tem cometido  em Luanda.