Lisboa – No seguimento da notícia “Filhos de membros do regime com contas milionárias”, ao qual é reportado que depois dos filhos do Presidente da República, haveria outros rebentos de membros do regime com contas bancárias, com valores a cima dos USD 50 milhões, a empresária Welwitcha dos Santos “Tchizé”, reagiu negando que tenha estes dinheiros. “ainda estou muito longe de atingir esta liquidez”, disse.

Fonte: Club-k.net

“Ainda estou muito longe de atingir esta liquidez”

Numa exposição, enviada ao Club-K, a também deputada que não falava a imprensa desde a tomada de posse do seu pai em Setembro de 2012, quebrou o silêncio para esclarecer que “quando se fala dos filhos do Presidente não se pode generalizar. Somos oito irmãos e inclusive um menor de idade. Uns são empresários, gestores, outros ligados a cultura e artes, outros são estudantes e um esta na política. Cada um tem a sua a cabeça e a sua individualidade. Não podemos figurar alguma lista como figura jurídica colectiva denominada 'os filhos do Presidente', não se pode generalizar”, adverte.

Tchizé dos Santos que por outro lado não revela o quanto estará avaliado o seu património entende que “a fama sem proveito é complicado”.

Porém, respeitante as atribuições de que os colocam (entenda-se filhos do PR) nas listas de bilionários de África, a jovem gestora esclarece que “o império é da minha irmã e ela tem herdeiros que são os filhos. Eu estou no ramo empresarial desde 2000 e como qualquer empresária, entrei para o mundo dos negócios para ganhar dinheiro, gerando empregos, desenvolvimento e riqueza para mim e consequentemente para o meu país. Mas ainda estou muito longe de atingir esta liquidez (refira-se a 50 milhões de dólares). Quando lá chegar será evidente, porque ajudarei muita gente e farei crescer os meus projectos sociais”, vaticinou

No entanto, prosseguiu dizendo que “a minha irmã já deixou claro em várias ocasiões que não faz negócios com a família e que não é particularmente próxima aos meios irmãos nesse sentido. Inclusive foi publicado isso pela Financial Times. E a esta altura já todo mundo sabe disso. Não sei porque insistem misturar as coisas.”

De lembrar que a notícia que provocou a reacção da deputada citava que um filho do ex-ministro das Finanças, de nome Ivan Leite Morais estaria, depois dos filhos do PR, a liderar a tabela dos varões de membros do regime com uma fortuna de 56 milhões de dólares em liquido. O mesmo jovem é apresentando como tendo conexões empresárias com a Tchizé dos santos, com realce no ramo da construção civil, o que não foi negado pela mesma.