Comunicado de Tentativa de Assassinato

Cabinda - O Secretariado Provincial da UNITA em Cabinda, leva ao conhecimento da opinião Pública Nacional e Internacional e da sociedade civil em geral o seguinte:

1- Que, de um tempo a esta parte, os membros do Secretariado da província em geral e, na pessoa do Secretário Provincial em particular tem recebido telefonemas anónimos com identificação privada, dos quais lhes são proferidas ameaças a sua integridade física e até as suas vidas;


2- Na sequência de tais actos, a pouco menos de dois dias, o Secretário Provincial em visita familiar no Bairro Amílcar Cabral nesta cidade, por volta das 21 horas, furaram-lhe os dois pneus de frente da sua viatura, propriedade da Escola de Condução ESTENEP.


3- Acto contínuo da parte dos opositores, hoje, 10 de Abril de 2013 por volta das 02h00 de madrugada, o Secretário Provincial sofre uma tentativa de assassinato na sua própria residência, sita no Bairro 1° de Maio, zona do Zangoio. Os supostos enviados marginais, saltaram o murro de sua casa e, na sequência manipularam a arma que transportavam. Tal acto foi frustrado porque o quintal é constituído por três residências e, os mesmos tiveram dúvidas de qual delas seria a sua casa. Confrontados com tal situação de não conhecerem dentre as três qual era a residência do mesmo, dirigiram-se para a viatura do Secretário Provincial que se encontrava estacionada no quintal.


4- O Secretário Provincial que, naquele momento encontrava-se na sala a acompanhar todos os movimentos de fora, ligou para o terminal 113 da Polícia Nacional, mas não teve sucessos da sua pretensão. Outrossim, ligou para alguns membros do Secretariado Provincial nomeadamente: João Manuel, Secretário para Informação e Marketing, Aleixo Lutango, Secretário para os Assuntos Eleitorais e alguns membros do Partido a nível Nacional, com vista a informa-los do que se passava e, em busca de socorro.


O Secretariado Provincial informa ainda que, não goza de boas relações com o actual Governo Provincial de Cabinda e, em tempos, foi dirigida uma Carta Aberta onde repudiou-se todos os atropelos que o mesmo tem feito ao procedimento administrativo, por esse facto, dúvidas não restam que essa é mais uma manobra do regime com vista a apagar o Secretário Provincial ou mesmo silencia-lo. Dúvidas também não restam que o nosso adversário principal tem medo da velocidade e da dinâmica imprimida pelo Secretário Provincial, na divulgação dos actos de intolerância política.


O Secretariado Provincial da UNITA em Cabinda, condena veementemente tais actos e exorta a opinião Pública Nacional e Internacional e a sociedade civil em geral que, caso aconteça mais actos de furar pneus, sabotar viaturas dos membros e atentados de assassinatos, imputaremos toda a responsabilidade ao Governo da Província de Cabinda, porque é sua competência garantir a segurança como fim último do Direito dos cidadãos e sobretudo dos seus opositores políticos como está plasmado na Constituição e na Lei dos Partidos Políticos onde se fala dum tratamento igual, que não se concretiza do ponto de vista prático.

Basta!
Os assassinatos…
As prisões arbitrárias…
Ao sumiço das pessoas…
Ao tratamento desigual.

Cabinda, 10 de Abril de 2013

O Secretariado Provincial da UNITA