Kuando Kubango – Em Menongue o processo de demolição de casas vai mesmo arrancar nos próximos tempos. A propósito já foi criada uma comissão multidisciplinar que deverá destruir as construções consideradas anárquicas. Uma das primeiras medidas será a destruição das casas construídas ao longo do aeroporto local.

Fonte: Club-k.net


Jorge Maurício, o director da ENANA acusou as autoridades do anterior executivo local de terem feito do tempo das eleições “um período morto”, o que permitiu construir de forma inaceitável.

“Nós temos como medida de acção dizer que queremos desenvolver um aeroporto internacional em Menongue e não a exemplo de Mbanza Congo onde um avião do tipo boeing despenhou e foi matar pessoas ou o caso do aeroporto 4 de Fevereiro  que não é um bom exemplo”, afirmou Maurício.

O martelo demolidor conta com a mão pesada do reverendo Antunes Huambo, o administrador municipal de Menongue que, esta semana mesmo, foi visto na zona a demarcar as casas a derrubar. Contactado, Huambo afirmou que a sua administração será implacável.

“Nós vamos indemnizar apenas aqueles que apresentarem um papel passado pela anterior administração municipal. Agora quem não tem o papel da administração municipal e apresentar um papel do Ordenamento do Território ou outro qualquer esse papel para nós não terá qualquer validade”, sentenciou o religioso emprestado à política.

Um cidadão local, Antero Mwako, fez saber que como as casas em questão foram erguidas em "período morto" quis o administrador dizer que não haverá qualquer indemnização, pois nesse período não foram passados papéis oficiais. "O termo indemnização surge apenas para abrandar os ânimos". De acordo com Antunes Huambo as primeiras demolições acontecem tão logo termine a época chuvosa.