Kuando Kubango – No bairro Kanhongo que dista a 59 quilómetros ao norte da cidade de Menongue, província do Kuando Kubango, regista em média sete mortos mensais. Tudo acontece desde Setembro do ano passado quando uma enfermidade fenotípicamente identificada como sarampo, começou a dizimar crianças de 0 aos 7anos.

*António Multa
Fonte: Club-k.net


Autoridades tradicionais contactadas, informam que já deram a conhecer a quem de direito, mormente administração municipal de Menongue, que enviara uma equipa de vacinadores que se recusaram executar o trabalho no referido bairro, temendo “ser contaminados pela doença que não foi devidamente identificada”.

A enfermidade que apareceu como sarampo nos primeiros dias, matava duas crianças em cada lar, o que criou medo aos habitantes do bairro, cada um pensando em quem será a próxima vítima, chegando ao ponto de alguns habitantes a se refugiarem, isoladamente, nas suas lavras que distam de quatro à seis quilómetros do local.

O desespero naqueles cidadãos é uma realidade, pois os postos de saúde que são caracterizadas pela falta de medicamentos, encontram-se nas aldeias vizinhas do Fio, 18 km à norte, e Ndumbo, 14 km a sul da mesma comunidade.

Último óbito até a data que constatamos a informação, coincidiu com a visita de um grupo religioso que comovido com a crise, decidiu realizar um culto, pois, para aquele povo, se o governo não pode fazer nada, Deus é a última alternativa para a resolução dos problemas que afligem aquela localidade.

“Calculando o senso populacional, a taxa de nascimento e a de mortalidade, estima-se que aquela população corre o risco de se extinguir caso não se tome medidas”, disse uma fonte no local.