Kuando Kubango - A 44ª criança foi hoje a enterrar no município de Kanhongo vítima de uma enfermidade não identificada pelas autoridades tradicional e o povo desta localidade reclama pela intervenção de Caridade em termos de saúde.

Fonte: Club-k.net
Por: António Ng. K. Multa

O que mais preocupa é que ainda nesse dia, em que a comunidade enterra mais uma criança, o Governo municipal enviou para o Kanhongo uma equipa de vacina, mas essa é contra a poliomielite que ainda nunca foi identificada na área.


Numa tentativa de conseguir apoio, venha ele donde vier, tendente a identificar a enfermidade, o soba da Comunidade, Senhor Adolfo mais conhecido por Kanhongo, com os habitantes do Bairro, clamam pela intervenção das autoridades, quer não Governamentais, quer Governamentais, para identificar a enfermidade e tomar-se medidas adequadas.


É que toda gente acredita que, se o Governo tomasse medidas enviando para aquele Bairro uma equipa de especialista com equipamento apropriados para a identificação de casos de género, rapidamente se identificaria as causas  e modalidades de combatê-las.


Este é o lugar onde todas crianças vítimas desse processo são enterradas. No momento do enterro, poucas pessoas vão para lá, pois, temem ser contaminados pelo agente nocivo que ainda não foi identificado.


No meu ponto de vista o Governo provincial devia enviar para o terreno, uma equipe médica, colocando um posto médico móvel com laboratório para acompanhar essa situação, identificar os casos e determinar a posologia adequada, salvando o povo desta calamidade.