Lisboa – Francisco Viena, até pouco tempo Secretario Provincial do Bloco Democrático, em Benguela esta em vias de anunciar na próxima segunda-feira (22), a renuncia ao seu partido e posteriormente comunicar a aderência a Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), de Abel Chivukuvuku.

Fonte: Club-k.net

Francisco VienaHá algumas semanas atrás, o político teria comunicado a direcção central do  BD  a sua saída  a pretesto de se  afastar  temporariamente da vida política para se dedicar a actividade empresarial, com o fito de  capitalizar apoios financeiros para o partido.  Viena chegou a propor  para o seu lugar uma militante identificada por “Olímpia”  que presentemente dirige o BD em Benguela, de modo interino.


O BD, que realiza a sua 2ª Convenção Nacional (equivalente a congresso)   de  26 a  27 de Abril do presente, planeava neste conclave,  aos delegados  a elevação  de  Francisco Viana para  o cargo  de Vice- Presidente do partido, a ser criado. Paralelamente, o mesmo estaria a manter contactos com a CASA-CE, antes declinara algumas aproximações mas que acabou por aceitar. 


Nesta semana, Francisco Viena  deslocou-se  a Luanda, tendo mantido dialogado com Abel Chivukuvuku que por sua vez apresentou-lhe, na manha desta  sexta-feira (19),  ao conselho presidencial da CASA-CE, tendo, no entanto assinado o seu cartão de membro.


O político ainda não notificou oficialmente ao BD, sobre a sua desvinculação. Prevê fazer fazê-lo após a conferencia de imprensa marcada para segunda feira ao qual ira pormenorizar o seu futuro  político.


Formado em direito, Francisco Viena é notabilizado como sendo um dos mais fervorosos políticos da oposição em Benguela. Fez parta da FpD, antecessora do BD, desde a sua fase inicial.