Lisboa – Está a ser atribuído um clima de fricções internas na direção da JMPLA, consubstanciado em acusações segundo as quais o seu líder Sérgio Luther Rescova Joaquim estaria afastar membros do Secretariado Nacional sem o conhecimento do Bureau Político do MPLA.

Fonte: Club-k.net

Para se prevenir do  congresso de 2014

O alto responsável do braço juvenil do partido no poder é acusado de ter afastado a sua segunda secretaria nacional, a deputada  Emília Carlota Dias tendo colocado em seu lugar Francisco Boaventua Chipata, até apouco tempo primeiro secretário municipal da JMPLA em Viana. Terá igualmente afastado do Secretariado nacional quadros como o deputado Raúl Augusto Lima e Nhanga de Assunção que no executivo exerce as funções de Secretario de Estado para ajuventude.


As referidas mexidas ocorreram à margem reunião ordinária do Comitê Nacional da JMPLA, realizada na  cidade do Wako Kungo, município da Cela, na província do Kwanza Sul, que para  além de questões atinentes a vida interna da organização, foram analisados  temas versados a estratégias para o combate ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pelos jovens, o desemprego, a delinquência juvenil e a degradação de valores morais e cívicos.


A JMPLA deverá realizar o seu congresso em 2014, porém, vozes internas, destacam os afastamentos do Primeiro Secretario Nacional como uma ação destinada a evitar concorrentes na disputa eleitoral. “Como há congresso no próximo ano, ele varreu estes dirigentes para não ter opositores”, considerou um observador  lembrando  que Rescova tinha  com  a sua demitida segunda secretaria nacional,  uma relação privilegiada   visto que Carlota Dias  é   madrinha de um dos seus  filhos.