Lisboa – Circula em meios de inteligência de Angola relatos segundo as quais o chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar (SISM), general António José Maria (na foto), iniciou recentemente a depuração de todos os oficiais oriundos da UNITA, incluindo aqueles que foram integrados no SISM ao abrigo dos acordos de paz.

Fonte: Club-k.net

General  prejudica  coesão das Forças Armadas

O afastamento dos provenientes da UNITA, segundo se explica, iniciou há anos atrás com os generais Diógenes Malaquias "Implacável”, Felisberto Njele e Bumba bem como o brigadeiro Alex. Quatro coronéis também foram afastados.


Há receios  de que   a política do general  Zé Maria afecte  o equilíbrio e a coesão das Forças Armadas quanto à efectiva integração de oficiais e soldados que, há anos, eram inimigos de morte.


No que toca à destruição da UNITA e a morte de Jonas Savimbi, as mais altas figuras do país reconhecem, através dos seus discursos,  o contributo prestado pelos homens da própria UNITA no golpe final, em fevereiro 2002.  Na altura as autoridades empregaram e exploraram ao máximo os conhecimentos de altos oficiais da UNITA, entre capturados e que se renderam.


O antigo Batalhão Técnico Operacional da Catumbela que serviu de base para o rastreio das comunicações de Jonas Savimbi, era dirigido pelo brigadeiro “Alex”, que desertou  das fileiras da  UNITA, em 1993, a partir do Negage.  Era também da UNITA, o então major Guido Junjevili,  da coluna de Jonas Savimbi que ao  ir pegar água foi subvertido pelas FAA e que forneceria informações  precisas sobre a localização do malogrado  líder da rebelião armada.