Alemanha -  Tenho  a sensação que o regime pouco se importa  que o  país um dia  venha a ser mergulhado numa nova guerra  sangrenta e  se calhar ainda mais sangrenta do que as  anteriores.

Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça

A não violência é uma das características da desobediência civil

Não será esta forma de se governar o país sem legitimidade eleitoral  e concentração das suas riquezas repetidamente  apenas nas mãos  dos mesmos de sempre ,  enquanto a maioria sofre   um convite  e desafio para a  guerra ?

Ainda não se aperceberam de  que desta forma estão a  criar condições  para que o tão famoso barril de pólvora  evocado por tanta gente  entre  eles Marcolino Moco ,Pepetela e outros um dia venha a explodir ?

E  não será  este  desafio  insistente  por parte do regime em não  reconhecer-se como corrupto , e   pior farsa  nacional  , porque não representa e nem defende os interesses da maioria dos angolanos  um sinal  de provocação para  tal  explosão ?


A  guerra  como qualquer outro  acto físico é sempre causada  pela incapacidade de comunicação e diálogo sério  dos intervenientes  e o regime angolano  como praticamente perdeu confiança  do povo , e da oposição no geral   tem se mostrado cada vez mais  incapaz em ser sério  e acaba  por se  aventurar   usando e abusando  da sua força e poder repressivo.


Mesmo  apesar  disto , uma  nova  guerra não pode e nem deve ser vista como  única alternativa nem mesmo para sacarmos o petróleo das mãos dos chineses , russos , americanos , franceses ou  outros quaisquer  á quem JES e seus comparsas venderam este bem tão  preciso pertença de todos nós.


Ainda bem que  a maioria dos angolanos  são contra uma nova guerra para se resolver os problemas com que o país se debate e nem mesmo  para  se  resgatar  a nossa  verdade histórica  hoje manipulada  por interesses políticos.


Que as guerras em Angola  entre os movimentos nacionais foram no passado uma  grande  fonte de riqueza  através do comercio e trafico de armamento entre pessoas bem identificadas  soubemos todos nós ,  e  que essas pessoas   até hoje  continuam esfregando suas mãos de sangue na expectativa  do reacender de uma nova guerra também o soubemos.

Essas  pessoas ainda estão ai  ,  pretos , brancos e mulatos  seus  nomes são conhecidos ,  e seus colaboradores  estrangeiros ainda existem  e caminham de braços dados  com um regime que  lhes garante vida milionária  em detrimento do sofrimento da maioria dos angolanos.

Dizer-vos que não apoiaria uma nova guerra seria enganar-me á mim mesmo , pois se a guerra não fosse a arma dos fracos , se ela me trouxesse de volta todos aqueles amigos , conhecidos e compatriotas que  foram mortos em circunstâncias muito esquisita e continuam a ser mortos .

Em fim , se a guerra resolvesse alguma coisa de positiva e justa para qualquer povo sofredor seja ele angolano , guineense , congolês , moçambicano ou outro qualquer ai sim , apoiaria uma guerra.

Se as consequencias das guerras não fossem dramáticas e brutais para uma maioria e de benefício para uma exígua minoria que faz do sangue alheio  sua fonte de lucros e inspiração  para  assassinatos  ai sim , apoiaria uma nova guerra.


 
Embora não tenha participado em  grandes acções de combate  nas guerras entre irmãos da mesma pátria , o pouco que vi  com os meus próprios olhos foi o  suficiente  para  encarar  a guerra  como  um mal desnecessário.

Mas respeito a  ideia daqueles  que dizem não existir paz sem guerra  , luz sem escuridão , matéria sem antimatéria ou bom sem mau  ,etc,etc.

Ainda me recordo como se fosse hoje  de uma passagem de Barack Obama quando recebeu o Prémio Nobel da Paz 2009 em Oslo num  discurso humilde mas duro , afirmando  que as vezes a guerra é necessária para se alcançar a paz , quando justificou as acções americanas no Afeganistão , mais não deixou de apelar ao diálogo entre as partes envolvidas no conflito..


Outros ainda que   defendem  a guerra como um mal necessário argumentam de que  delas advém benefícios para o ser humano  e lembram a segunda guerra mundial  onde Hitler juntou  um número considerável  de cientistas para a criação de  soluções bélicas.

E vão ainda mais longe e dá até para  pensar  porque razão afinal , só foi durante a primeira e segunda guerra mundial que se verificaram as maiores " expulsões " da tecnologia e inovação ?

E que a maioria das invenções teve e tem aplicações em diversos campos depois das guerras , como por exemplo um muito importante na área de tratamento médicos. -- Assim argumentou por exemplo  um amigo  alemão "  Sascha Wolfgang "

Eu que também um dia vivi de perto entrincheirado o cheiro das munições e dos obuses assistindo a morte de pessoas que me marcaram pela positiva como por exemplo o comandante Jika e outros .

Eu que vi com os meus próprios olhos  nossas minas ( FAPLA ) falharem seus alvos e atingirem civis inocentes que apenas fugiam na procura de um esconderijo , e balas amigas eliminando amigos , me recuso a apoiar uma nova guerra..


Para aqueles que não sabiam importa dizer que quando vesti  pela primeira vez a farda das FAPLAS , Angola ainda não era se quer um país independente embora não me considero nenhum maquizardo.


Pertenci ao primeiro grupo de especializados em sabotagem e sapador de minas instruídos no cir Beliza ,  e quem alguma vez montou uma mina e viu os seus  efeitos mortíferos  , não pode aceitar  nem estar de acordo com uma guerra armada como solução para os conflitos existentes quer em Angola como noutro canto  qualquer do planeta .


Passei meses inteiros em Ponta Negra descarregando toneladas e toneladas de material de guerra vindos da Argélia , Rússia e Cuba , sem nunca ter  imaginado que tudo aquilo seria para edificarmos uma pátria sobre os escombros e sangue de tanta gente perdida  numa guerra em que fomos nós próprios angolanos os grandes derrotados.


Recordo-me como se fosse hoje , do Avelino , Bafa -Bafa e comandante Foguetão que se a consciência não me traí , foram os instrutores que me ensinaram a manejar aquilo que  jamais se esquece , quando se está perante cordões detonantes ou outro material relacionado.

E o Jitúlio ?  Meu Deus tanta gente que nem sei se ainda vivem !!

Sou contra as guerras  e estranho as pessoas que me acusam em ter  um discurso  , como apelo á ela , nada disto manos , não confundem a minha mania  em tratar as coisas pelo seu próprio nome e a originalidade dos meus textos.

Através de dossiers  que passaram pelas minhas mãos deu para constatar que as guerras em Angola foram de facto  o jogo mais sujo e criminoso que a nossa triste  história já conheceu.

Por mais incrível que poça parecer , enquanto uns tantos lutavam de todas as maneiras e vertiam o seu sangue no chão angolano  para barrar  a  invasão sul africana do nosso país .

Outros bem conhecidos hoje  armados de que foram grandes combatentes  utilizavam  canais dúbios para traficar  diamantes , mercúrio , café  e importar equipamento da mesma África do Sul  que nos invadia  para negócios que depois se instalaram no país.

Essas  revelações ,  para quem nunca lideu ou espreitou certos dossiers pode parecer estranho mais vos garanto que ainda nem  tudo foi dito sobre a verdade das  guerras  entre os movimentos em Angola.

Enquanto o regime tiver os seus bufos para indicar e perseguir  aqueles que conhecem  a nossa verdade histórica e utilizar os seus homens musculosos para elimina-los  muita verdade ficará  adiada  até o dia em que Angola  mudar  de rumo .


                      Com desobediência  civil  generalizada , Angola  pode mudar  sim !


Irmãos e camaradas , se  a não violência é uma das características  especifica da desobediência civil  , que a distingue das outras formas de resistência como  revolução e guerrilha , porque não partirmos para este tipo de luta ?


Já  que somos um grupo significativo  de cidadãos  pretos  brancos e mulatos convencidos de que  os canais para as mudanças não funcionam  ,  e as  queixas  para  além de  não serem ouvidas  não têm tido qualquer efeito ?

Acredito que este  método pelo menos  nos   permitiria   defendermos  todos  os nossos direitos  ameaçados , espezinhados , abandalhados e violados constantemente  pelos corruptos  e criminosos  que governam o nosso país 


Além de que  seria uma forma de pressão legítima , de protesto e de rebeldia contra  as leis , e actos de decisão tomadas por verdadeiros lumpens tidos e achados por governantes  que ponham em risco os nossos  direitos civis , políticos e sociais .


Aliás se é de reconhecimento geral  que somos governados por criminosos , e juristas de renome  há   que são de consenso de que as leis em Angola não passam de letras mortas , porque razão não tomarmos a desobediência nacional como uma arma de guerra ?


Sendo a nossa justiça  o lixo que se conhece , recheada de tantos juízes sem juízo com   leis podres  e obsoletas que não enseja o ideal de justiça o que acaba por inviabilizar os direitos sociais que deveria ser garantido aos angolanos.

Além disso a desobediência civil  é um meio que visa  aprimorar a democracia ao permitir que os indivíduos sendo minoria ou maioria  participem directamente do processo político angolano exercendo o seu direito de cidadania.

A  nossa obediência  ás leis e praticas governamentais mesmo  quando essas são de carácter injustas , têm  sido no fundo um grande estimulante para  que este governo continue  com a sua aventura  criminosa , rumo ao nada ..


Mesmo se sabendo  que  uma ditadura como a nossa jamais admitirá  uma desobediência civil generalizada , e poderá  recorrer mesmo ao canhão  para  eliminar uns tantos como de costume .


É  bom que se saiba que uma desobediência civil , não deixa de ser um ato legal , primeiro porque é um direito de exercício de cidadania  pois tem sempre como finalidade manter , proteger ou adquirir um direito negado e segundo é fundamental pelos princípios de justiça e equidade.

Este  exercício de cidadania deve ser activo e exigente ao fazer  exigências ao Estado e suas instituições  mesmo sendo essas uma farsa , sem medo dos canhões e nem dos milícias nossos de cada dia recrutados de todas as frentes.


Foram este  tipo de manifestações da minoria  negra  nos EUA  iniciadas em meados  da década de 50  chefiadas por Martin Luther King  , que forçaram  a  sociedade  norte  americana  a  encarar  a  realidade.

A chamada  Décima quarta emenda, que devia traduzir as mudanças ocorridas depois da guerra civil, não fora posta em prática nos Estados Unidos e as campanhas de desobediência civil levaram a Suprema Corte a decidir contra as leis estaduais que negavam a igualdade racial.


Já " Mahatma Gandhi "  pregava a não-violência como o caminho para se atingir as mudanças sociais. A resistência passiva  é um método que permite defender todo direito que se encontra ameaçado. Para ele, a não violência era indispensável para garantir a honra e os direitos dos homens.


M.Luther King foi um praticante da desobediencia civil , ao liderar a luta dos negros norte-americanos pela cidadania completa e tornou-se no responsável  pela apresentação das modernas características de resistência , ao defini-la como uma acção colectiva  depois de esgotadas  todos os canais de reivindicações.

E olha que foi por causa deste tipo de luta que Martin Luther King em 1964 , ganhou o Prémio Nobel da paz .

E  nós  andamos a espera que Deus faça um milagre para nos ajudar  ou vamos esperar até quando , se estão igualmente esgotadas todas as possibilidades de diálogo entre  opositores  e oprimidos ?

 
Será que alguém ainda acredita num diálogo sério com esta gente  que legalizou a ilegalidade e a perversidade no país , habituados   a raptar , matar , mandar matar e deixar morrer  ?

 Fórum Livre Opinião & Justiça


Fernando Vumby