Nova Iorque   - Oficialmente, existem cerca de 260 mil chineses em Angola, 98% dos quais estão empregados na Construção Civil. Na verdade ninguém sabe exactamente o número real desses cidadãos em todo território nacional, se tivermos em conta a recente revelação do fiasco de vistos de entrada emitidos a partir da nossa representação diplomática em Beijing (Pequim).

Fonte: Club-k.net

A concessão de vistos "por baixo da mesa" tornou-se num negócio lucrativo p'ra alguns altos funcionários do Governo, de tal modo que o cargo de responsável dos Serviços Consulares da nossa embaixada na China é muito mais cobiçado do que qualquer outro no resto do mundo.

Esse negócio é tão perverso que companhias estrangeiras operantes em Luanda preferem ir buscar na China “mão de obra barata,” sem se importarem com a qualidade do serviço e o cadastro criminal dessa força de trabalho. E o mais perigoso em tudo isso é que não conhecemos ao certo essa classe de indivíduos, e .. no geral, são colocados em áreas mais vulneráveis da nossa sociedade, muito além dos olhos das autoridades nacionais!?

O que mais dói aqui é que 65% dos 260 mil chineses residentes no nosso país são ex-reclusos em tempos de reabilitação, e o trabalho que fazem – escutem bem! – poderia ser feito pela mão-de-obra local!?...

Mas, tudo isso poderia ter sido evitado se não fossem as "ambições irracionais" e desmedidas, motivadas pelas ânsias do dinheiro, prestígio e poder dos HOMENS que dirigem essa terra sacrificada.

Falando sob a condição de anonimato, oficiais superiores da SIE [Serviço de Inteligência Externa], confirmaram que as cláusulas do préstamo chinês ao governo angolano exigiam que 75% da força de trabalho fosse chinesa, e o restante 25 % local.


Quer dizer, contraimos um préstamos com " x percentagem de interesse " e ainda por cima fomos obrigados a aceitar "mão de obra barata" chinesa, ou melhor ainda ex-reclusos em periodo de reinserção social!?...

E por mal dos pecados, 65% dos 260 mil chineses residentes em Angola foram "inicialmente recrutados ou contratados" pela China International Fund (Fundo Internacional da China), conforme indicaram os oficiais superiores da SIE .


Assim, o Fundo Internacional da China e a China Sonangol International Holding Limited pertecem a New Bright International, que faz parte do “The 88 Queensway Group.”

Em outras palavras, o “The 88 Queensway Group” é detentor dos portfólios do Fundo Internacional da China e a China Sonangol International Holding Limited através da New Bright International. E o proprietário de todas essas companhias é o sr. . Xu Jinghua [Sam Pa] ,que frequentou com José Eduardo dos Santos uma Academia militar Soviética em Baku quatro décadas atrás.

No entanto, a China Sonangol International Holding Limited foi criada em 2004 em Hong-Kong, com as seguintes percentagens: 70% pertencente à FIC (Fundo Internacional da China) e 30% à Sonangol.

Manuel Vicente, ex-CEO da Sonangol,faz parte (actualmente) do elenco Directivo da China Sonangol em conjunto com Lo Fong Hung e Veronica Fung. Esta última,presumível esposa de Xu Jinghua [Sam Pa], e a sra. Lo Fong Hung é filha de um general Chinês.

Contudo, segundo o "The Economist", documentos da New Bright International,fornecidos por fontes confidenciais, confirmaram a informação recolhida minuciosamente pela Comissão de Revisão sobre Segurança e Economia China-Estados Unidos (2009), que alegou uma conexão entre o governo Chinês e Fundo Internacional da China.

Além de escoar p'ra Angola ex-presidiários, Xu Jinghua compra o nosso crude `a $50 por barril e vende `a China ao preço actual de mercado. Se por exemplo, o preço de cada barril for $88 por dia, menos $50, no total o sr.Jinghua tem um lucro de $38 por barril. Com quem partilha esses lucros?!...


E mais ainda... Lev Avnerovich Leviev vendeu a sua participação de 18% nas minas de diamante da catoca à China Sonangol International Holding Ltd por US $ 400 milhões,tendo adquirido essa participação na década de 1990 por apenas $ 20 milhões..


É inacreditável que as "negociatas de Xu Jinghua " em Angola não tenham sido detectas pelo radar do governo do ex-Premiê chinês Wen Jiabao.


Talvez seja oportuno um recurso imediato ao premiê Li Keqiang, por que a China Sonangol International Holding Ltd, Endiama China International Holding Limited, Sonangol Sinopec International Limited, Dayuan International Development Limited, Sonangol Asia Limited e New Bright International Development Limited, etc., são os maiores veículos de lapidação dos nossos recursos minerais.

 

Prof.N'gola Kiluange
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.