A carregar...
Registo de Dominios Angolanos - .AO, .CO.AO, .ED.AO, .GV.AO, .OG.AO e .PB.AO

PR cria comissão para investigação da Luta de Libertação Nacional

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, criou uma Comissão Interministerial encarregue de elaborar o Programa de Investigação Integrada para Recolha de Fontes Orais e Escritas, relativas à Luta de Libertação Nacional.
 
Fonte: Angop

De acordo com uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, a Comissão tem como atribuições proceder à recolha e registo de todos os dados históricos e informações relativas ao período de Luta de Libertação Nacional, realizar estudos e investigações sobre os principais acontecimentos históricos da Luta de Libertação Nacional.
 
 
Avaliar a veracidade das fontes orais e escritas, efectuar a compilação de toda a informação obtida e propor a criação de mecanismos de divulgação e preservação dos dados históricos, são outras das atribuições da comissão.
 
 
A referida Comissão é coordenada pela Ministra da Cultura e integrada pelos ministros do Ensino Superior, como coordenador adjunto, da Defesa Nacional, dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e da Administração do Território.
 
 
Num outro despacho, o Presidente da República cria a Comissão Instaladora da Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados que terá a responsabilidade de assegurar a transparência, eficiência e segurança das transacções.
 
 
Esta comissão deve igualmente garantir as condições materiais necessárias à dinamização do mercado secundário de títulos públicos, estimulando aparticipação dos pequenos investidores e a concorrência entre os operadores do mercado.
 
 
Dentre as suas atribuições, particular realce para a incumbência de estruturar e propor o modelo e plano de negócios da futura Sociedade Gestora de Mercados Reguladores e da Central de Valores Mobiliários.
 
 
Esta Comissão é coordenada por Eduardo Leopoldo Severim de Morais e integrada por Ana Paula Alves Coelho; Maria Cândido Bernardete de Jesus Sambingo, Zacarias Pereira Neto e Ana Regina da Silva Correia Victor.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 kimbo yetu 06-05-2013 01:37 #57
enquanto os sobas não formarem parte do crescimento deste país,não haverá desevolvimento. ..
0 Catolotolo Antonio 05-05-2013 21:18 #56
Por Favor falem tambem dos orfaos e viuvas produzidas no 27 de maio
0 Mbunga 05-05-2013 18:51 #55
Os actuais derigentes do MPLA, na ordem de 99% são alérgicos à palavra VERDADE por conseguinte, não gostam da verdade mas sim, vevem da mentira e manipulação de tudo.Se o Chefe se escondeu por baixo do vêu do MPLA para não se saber VERDADFES, e essa dita comissão composta por membros de" comite de especialidade dos bajuladores do MPLA" é que vão inquirir com lizura quer que seja? Vides a composição deles.


Tenham Mil Vezes Vergonha.
0 Holokauzto 689 04-05-2013 09:04 #54
é para narrar só a historia do mpla
0 ANGOLANA DE GEMA 03-05-2013 18:14 #53
Oh Domingos tu é um mentiroso compusivo,xenóf obo,ignorante.P recisas de um psiquiatra ,urgente.
0 Gabriel pedro 02-05-2013 19:56 #52
Ele quer saber a nossa historia,porque não sabe so sabe a de santome.
-1 Israel Songo Watanga 01-05-2013 18:03 #51
Carissimos, busquem no YOUTUBE, ' A GUERRA-1 UM Programa de Joaquim Furtado,' terao testemunhas vivas dos principais acontecimentos que marcaram os catorze anos da guerral colonial; e' uma serie que passou na RTP, e foi um exito total.Se estiverem em Portugal, podem conseguir a serie [em DVD]completa atraves da FNAC...Recomend o!
0 Cabinda 01-05-2013 17:55 #50
Uma boa iniciativa de facto porque ela vai ajudar a futura geracao a melhor entender a resistencia deste valente povo angolano pela sua libertacao. Espero que tambem vai ser revelada ao povo angolano a data do ataque dos soldados portugueses em Cabinda em Fevereiro de 1961 na aldea de Makhama Nzila (2 Km da comuna de Tando Zinze) cujo monumento dos soldados tombados encontra-se ainda debaixo do capim. Este emboscada foi a razao da fuga dos Cabindas no Congo Leopoldville e de salientar que no mesmo dia foi mortos os portugueses Sr Guimarae no Zenze de Lucula e os irmaos Moreira e Faustino na fazenda de Limano.
+2 Catolotolo Antonio 01-05-2013 11:58 #49
Isto so pode ser mais uma brincadeira do Sr JES, depois dos Mais Velhos Holden e Jonas e tantos outros filhos de angola sucumbirem vem com esta historinha que historia ele quererá saber mais se não a do seu glorioso mpla Partido do Trabalho ou parte testa . seria bom também criar uma comissão para investigar a verdadeira historia sobre o 27 de Maio de 1977, que vitimou muita gente inocente com a sua fiel cumplicidade, ou as riquezas que os seus filhos e familiares ostentam em contraste com a pobreza extrema da maioria dos angolano! se não tem trabalho para fazer o melhor e ficar quito
+2 Manuel Quinta 01-05-2013 09:08 #48
Esta comissão tem como objetivo de ófuscar a história de Angola não se acredita que só o MPLA q lutou sozinho porque é isso q querem demostrar mesmo assim está em nossas mentes gravado que São três movimentos de libertação nacional MPLA FNLA UNITA! JES sabe que muitos dos seculos q presenciaram esta luta ainda vivem não seria bom chamar todos testemunhos oculares e protagonistas desta luta para prestarem os seus contributos nestas investigações?
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL