Lisboa - O líder da UNITA, Isaías Samakuva, afirmou esta segunda-feira em Londres que Angola é um "barril explosivo prestes a explodir", sublinhando que é aquele partido da oposição que tem assegurado a paz no país.

Fonte: dnoticias.pt

"É a UNITA que está a segurar a paz frágil ao dizer ao povo para confiar na capacidade dos seus léderes em conseguir uma mudança profunda", afirmou o político angolano durante um seminário no Instituto Real de Relações Internacionais.


Samakuva alertou para o crescente descontentamento da sociedade, que comparou a "um barril prestes a explodir", referindo a situação dos ex-combatentes, descontentes com a falta de apoios financeiros ou de reintegração na vida civil.


"Devemos evitar os ventos da primavera árabe", sublinhou, a propósito das revoltas populares em países do norte de África e do Médio Oriente em 2011.


O líder da UNITA tentou desmistificar na sua intervenção várias "ideias falsas" sobre o partido, nomeadamente a perda de influência ou que não tem políticas alternativas.


"O partido não tem atuado como gostaria porque não há acesso aos meios de comunicação social e os deputados não se conseguem expressar no plenário da Assembleia Nacional", queixou-se.


A passagem por Londres, onde também se encontrou com a comunidade angolana, faz parte de uma digressão internacional de Isaías Samakuva, que já passou pelos EUA e tem outras escalas previstas, nomeadamente Bruxelas, Paris e Lisboa.