Luanda - O homem sendo um ser social deve estar vinculado necessariamente á uma sociedade, onde lhe é atribuido direitos e deveres. A dinâmica da vida exige transformações significativas por parte do homem em todos seus dominios: cultural, psicológico, social, político e económico. Como soubemos que a maior riqueza que um Estado possui é o capital humano, porque através dele se potencia outras áreas de interresse comum. De facto a escassez de vez em quando nos obriga a fazer escolhas ao valor que atribuimos á certa coisa.

 

Fonte: Club-k.net

Hoje é vulgar quase em toda parte do mundo e mesmo em Angola as pessoas afirmarem em conversas, apresentações, debates etc: que eu sou formado em isto, eu sou licenciado em nisto, eu estou a me formar em aquilo, increvi-me no curso dali, na verdade nota-se um fluxo de estudantes universitários integrados  em varias instituições de ensino superior destacadas em todo País, isso demonstra a vontade da massa juvenil em actualizar cada vez mais os conhecimentos ciêntificos e de senso comum. Daí surge as seguintes inquietações: qual é o objectivo do estudo? Será que o sucesso da vida depende da formação académica adquirida?


Uma faculdade no sentido amplo é uma instituição pluridisciplinar que tem como propósito,  promover  formação de quadros  profissionais de nível superior, proporcionar uma tendência de pesquisa e cultivo do saber humano. Mas hoje em Angola a faculdade é caracterizada como via principal para o alcance do sucesso financeiro, os desempegrados que se  inscrevem nas faculdades pensam no seguinte quando terminar o meu curso: 1º conseguirei um bom emprego, 2º estarei bem sucedido financeiramente. Mais para os que já têm emprego  almejam aumentar o seu nivel académico pensando da seguinte forma: 1º quando terminar serei promovido (progressão de carreira), 2º o meu salario vai aumentar significativamente.


 É obvio que tem sortido efeitos para alguns, mas com certos efeitos colaterais, e para os outros nem por isso. É necessário destacar algumas figuras eminentes que alcançaram sucesso na vida financeira e profissional que não  formaram-se  em nenhuma área do saber, a titulo de exemplo, foi Bill Gates, bilionário fundador da Microsoft, é famoso por ter largado a faculdade para investir em seus negócios. Bill Gates estudava na Universidade de Harvard em 1975 e saiu da faculdade para fundar a maior empresa de software do mundo.


Steve Jobs fundador da Apple é outro milionário que não se formou. Há quem diga que o estava muito ocupado sonhando como seriam os Macintoshs, iPhones e iPads. Outro que não avançou nos estudos foi Frank Lloyd Wright, um conceituado arquiteto norte-americano. Ele matriculou-se na Universidade de Wisconsin-Madison, em 1886, mas desistiu depois de um ano mudou-se  para Chicago, onde começou a trabalhar com Louis Sullivan, que é conhecido como “pai do modernismo”. Após sua morte ele deixou mais de 500 projetos. Temos vários só pra destacar em Angola também temos estes elementos que hoje são considerados magnatas com poder financeiro.  Então pergunto porque estes homens alcançaram sucesso sem uma formação? Onde está o segredo?
Portanto o proposito pelo qual os pais obrigam os filhos a estudarem afincadamente para tirar boas notas e até motiva-los aliciadamente através de presentes, está associado pelo simples facto de um dia o seu filho ter oportunidades de sucesos, e ter um futuro brilhante. Tem sido vulgar os crianças e adolescentes perguntarem aos pais, porque tenho que estudar algo que não aplicarei na vida real?. Quando na verdade posso ser rico sem estudar.


Tem sido por excelência os que conseguem terminar a faculdade e posteriormente conseguir  um bom emprego e ganhar muito dinheiro. Mais tarde ou cedo sente que um emprego não é suficiente para suprir as demais necessidades, portanto há que ter dois empregos que não é suficiente, porque quanto mais as responsabilidade forem acrescidas em função da necessidade maior serão os custos. Daí é que o homem passa a correr atrás do dinheiro ao invés o contrario. Mesmo aqueles que conseguem dois ou três empregos não gozam boa saúde devido a má disposição e a pressão nas actvidades e depois não consegue usufruir os seus bens adquiridos. Então qual é o conselho que um pai rico dá ao seu filho? “ estude meu filho, mas tambem aprende como o dinheiro deve trabalhar pra si não voce pra ele, cria uma empresa  e chama os que estudaram pra serem seus subordinados” enquanto o pai pobre diz: “ meu filho eu sou pobre, por isso estude muito e tire boas notas, pra amanhã ter um bom emprego e ganhar muito dinheiro quem sabe a vida melhora”.


Está dinamica de vida foi nos encutida desde os tempos passados que o sucesso e excelência adquiri-se na escola. Dai surge a divergência de que um pobre defendem a teoria de que “o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal” já o rico diz que “a falta de dinheiro é a raiz de todo mal” uma das razões que leva os ricos ficarem mais ricos e os pobres sempre pobres. O problema é que o assunto dinheiro não é ensinado em casa nem nas escolas, uma pessoa pode formar -se com optimas notas, mas com uma mentalidade e programação finaceira pobre e isso é aprendido em toda tenra idade.

 
Hoje as escolas se concentram nas habilidades academicas e profissionais mas não nas habiidades finaceiras. Como uma nação sobreviverá, se ensinar dinheiro continua a ser tarefa dos pais que serão ou já são pobres.