Luanda - A República de Angola assumiu hoje (quarta-feira) em Addis Abeba, Etiópia, a Presidência do Conselho de Paz e Segurança da União Africana.

Fonte: Angop
 
ImageSegundo uma nota de imprensa chegada à Angop, os Trabalhos da Presidência de Angola no Conselho de Paz e Segurança da União Africana, serão dirigidos pelo Embaixador Representante Permanente, Arcanjo Maria do Nascimento.
 
 
Consta do programa da presidência de Angola, de acordo com o documento, a situação na Somália, Guiné-Bissau, Mali, entre outros assuntos que dominam a agenda da política do continente africano.
 
 
Nesta altura, as atenções da União Africana, estão voltadas para o Mali e República Centro Africana, na sequência da mudança inconstitucional, na busca de soluções para o leste da República Democrática do Congo depois da assinatura dos acordos de Paz, bem como no respeito dos acordos entre o Sudão e Sudão do Sul.
 
 
A presidência de Angola no Conselho de Paz e Segurança da União Africana, acontece numa altura em que a Organização continental prepara-se para comemorar no próximo dia 25 de Maio os cinquenta anos da OUA - UA, ou seja o ano do jubileu africano.
 
 
Angola foi eleita para um mandato de dois anos na cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União africana, realizada em 2011, em Addis Abeba, Etiópia.
 
 
O Conselho de Paz e Segurança da União Africana é composto por Quinze Estados Membros da Organização, sendo que dez são eleitos para um mandato de dois anos e cinco para um mandato de três anos.
 
 
O Conselho de Paz e Segurança da União Africana foi criado em Marco de 2004 em Addis Abeba, Etiópia.
 
 
Ao Conselho de Paz e Segurança da União Africana cabe a responsabilidade de trabalhar na busca de soluções de paz e estabilidade no continente e as suas acções são bem visíveis na Somália e no Mali, por um lado, e na sua firme condenação sobre as mudanças inconstitucionais de governo.