A carregar...
Registo de Dominios Angolanos - .AO, .CO.AO, .ED.AO, .GV.AO, .OG.AO e .PB.AO

Human Rigth Watch considera imprensa pública angolana uma “máquina de propaganda e de manipulação”

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda - A Pesquisadora da Human Rigth Watch para Divisão África considera que a Liberdade de Imprensa e de Expressão em Angola se encontra numa fase muito crítica.


* Agostinho Gayeta\ Jornalista
Fonte: Club-k.net

Para Liza Rimili a etapa crítica porque passa a Liberdade de Imprensa neste país lusófono da África Austral deve-se à compra de grande parte dos meios de Comunicação Social privados por entidades ligadas ao poder político angolano. “Os jornais tradicionais que antigamente mantinham o pluralismo da informação agora já não se fazem sentir desde que foram comprados por pessoas ligadas ao poder e a presidência”, assegurou.


A activista dos Direitos Humanos que recentemente esteve em Angola a fazer um trabalho de pesquisa disse por outro lado que as rádios, meios de comunicação mais abrangentes em Angola, também estão no mesmo diapasão. “Inclusive a Rádio Ecclesia. Houve uma grande viragem. Lembro-me de tempos em que a Rádio Ecclesia que era um fórum aberto para todas as vozes dissidentes também. Deixou de ser.


Na visão da activista, restam muito poucos espaços para debates, que é muito preocupante. “Vimos isto nas eleições (legislativas de Agosto de 2012), em que praticamente as queixas que iam surgindo dos cidadãos só saíam na Rádio Despertar que tem…Primeiro é da UNITA, segundo tem um raio de emissão muito restrito em Luanda, disse a defensora de Direitos Humanos, para que quem, o aumento do número de cidadãos que recorrem à Internet, com realce para as páginas sociais como os Blogs e o Face Book com o objectivo de informarem e de serem informados demonstra o nível de insatisfação com o serviço público prestado pela mídia estatal.


Para Rimili a TPA e a RNA são extremamente manipulativos ao ponto de deturparem e manipularem a informação. “ Cada vez mais as pessoas usam Blogs, usam facebook, mas naturalmente não tem o mesmo impacto. A população, por exemplo que não tem Internet, cada vez menos fica a saber o que realmente se passa, enquanto os mídia do estado são manipulativos, frisou.


A pesquisadora do órgão internacional de defesa dos Direitos Humanos (Human Rigth Watch\ Observatório dos Direitos Humanos) considerou por outro lado a imprensa pública angolana como uma “máquina de propaganda e de manipulação” à vista, o que faz com que resta pouco espaço para veiculação de notícias imparciais no país.


Às várias restrições dos Direitos fundamentais dos cidadãos praticadas no estado angolano Liza Rimili associou à Liberdade de Imprensa, a de Expressão, de Reunião e de Manifestação consagradas na Constituição da República aprovada em 2010. Segundo a Pesquisadora a situação está cada vez mais patente em Luanda, o que não era o caso no passado.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

+1 Anônimo 06-05-2013 10:39 #13
Há outros Direitos que nós temos e está ser bem respeitado a todos custos pelo governo Angolano! Enterrar os mortos porque se apodrecer na rua pode abafar acidade com mau cheiro...Direit o de ser roubado e não reagir.
+1 Al-Queide 06-05-2013 07:48 #12
UNICA LIBERDADE QUE EXISTE EM ANGOLA, MARATONAS, E REFORCAR A JUVENTUDE ADERIR A JMPLA, ENSINAR COMO DEVE PTOSTITUIR,. COMO DEVE MATAR, ROUBAR OUTRO ETC... PORTANTO NOS QUEROMOS SOLUCOES QUERENTES PRA DRUBAR O REGIME. COM MAXIMO POSSIVEL, DXCULPAS FARPADAS QUE A UNITA DESTRUI O PAIS, VALE PENA TEMPO DA GUERRA TODO MUNDO ESTAVA BEM, NAO HAVIA TANTO SOFRIMENTO COMO AGORA, AGORA TANTO SOFRIMENTO SERA QUE A UNITA QUE ESTA ROUBAR O RECURSOS,?
+1 Manuel Quinta 05-05-2013 22:01 #11
A única liberdade que temos sem restrição é aliberdade de maratonas para se destrair do sofrimento
+1 Analfabeto 05-05-2013 01:21 #10
Isso e normal em regimes ditatoriais. Precisamos e de solucoes para acabar com a ditadura, porque de outra forma, nao sera possivel liberdade de imprensa.
-1 FORMIGA 04-05-2013 19:39 #9
O direito de ser tratado pelo outro como um ser digno e avaliado com justiça é, também, uma questão de Democracia, pois interfere com a liberdade, a igualdade e a essencial dignidade da pessoa. A liberdade de imprensa sub - entende a boa-fé, a verdade e o respeito do pluralismo de opiniões. Não há um direito de incitar à desobediência civil/militar, ódio político/religi oso, injuriar ou difamar, em nome da liberdade de expressão ou de informação. Haja equilíbrio entre a liberdade de imprensa e os direitos ao bom-nome, à reputação e à intimidade, pois a imputação de factos ofensivos da honra ou consideração de alguém constitui crime. A liberdade de imprensa não pode ser justificada através de mecanismos de descrédito, maledicência, intriga e boato. É indispensável adoptar, com urgência, um discurso de responsabilidad e cívica e práticas políticas mais racionais. A actividade política deve tornar-se ‘des-profission alizada’ e aproximar-se de outras actividades sociais e patrióticas.
0 Ngabuila. 04-05-2013 16:56 #8
Jes é ditador,corrupt o,assassino,men tiroso,feteceir o,tudo k é mau xtá,associado com jes,á liberdade não existe,não só de imprensa,mais tb humana,não existem,é quem é o culpado???jes.
+1 londrino 04-05-2013 13:22 #7
a emprensa do MPLA so consegue manipular com sua maquina de propaganda barata os cegos em Angola e alguns vendidos na Diasporas quanto ao resto eles ate cagao se todos de tanto medo por causa das noticias que saem nestas sites como club-k e Angola24horas sobre a corrupacao e ditadura em Angola.

LIBERDADE DE EMPRENSA NAO EXISTE EM ANGOLA
+2 paulo 04-05-2013 07:45 #6
e verdade chama-se ditadura
+2 PROPHET MICAH 04-05-2013 00:33 #5
Irmão filipe manuel em democracia não pode haver apenas um titúlar. Como dizia o cota bonga, o dono da bola ele é que joga, ele é que marca, e pra acrescentar ele o arbitro, ele é donu, ele é liner. Mesmo no lar podemos vêr o pai é a cabeça ou lider mais isto não quer dizer que a esposa não faz parte da liderança. Um não pode liderar sozinho. A isto se chama-se ditadura.
-4 Filipe Manuel 03-05-2013 22:20 #4
numa sociedade democracia isto é normal, o importante que o povo tenha pão, energia electrica, agua potavel, hospitais, medicamento, escolas e livros/cadernos e outros materiais complementares e emprego, estrada e livre circulação, o resto é treta, acredito que estamos num bom caminho, vamos melhorar, viva angola, estamos trabalhando nisso a onze anos.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL