A carregar...
Registo de Dominios Angolanos - .AO, .CO.AO, .ED.AO, .GV.AO, .OG.AO e .PB.AO

"UNITA é o polo de equilibrio e de estabilidade para a vida em Angola"

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 5.00 (1 Voto)

Bruxelas - Quinze anos depois dos Estados Unidos terem considerado a UNITA “uma ameaça para a segurança dos Estados Unidos” e dez anos depois de a comunidade internacional ter levantado as sanções contra a UNITA, a Europa reavaliou a contribuição positiva da UNITA para a afirmação da paz democrática e do Estado de Direito em Angola, tendo concluído que o Partido liderado por Isaías Samakuva é hoje “o pólo de equilíbrio e de estabilidade para a vida em Angola”.


* Alcides Sakala
Fonte: Unitaangola

A avaliação foi feita ao próprio Presidente da UNITA, no decorrer de uma reunião realizada ontem na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, entre uma delegação da UNITA e  altos funcionários do Gabinete do Presidente da Comissão Europeia (GPUE).


A reunião apreciou em detalhe os factores de instabilidade em Angola, a importância da UNITA para o desenvolvimento da cooperação bilateral e o papel que a União Europeia pode jogar para a concretização das autarquias em Angola tão breve quanto possível.


Os membros do GPUE transmitiram ao Presidente da UNITA os cumprimentos do Presidente Durão Barroso e tomaram boa nota da maturação positiva da consciência política do povo angolano e da sua determinação de realizar em Angola uma mudança pacífica e inclusiva, nos marcos do Estado de Direito, tal como estes factos foram explicados pela UNITA.


“Valorizamos muito a nossa relação com Angola, mas estamos atentos às insuficiências do sistema. No nosso diálogo político com as autoridades angolanas, temos realçado a necessidade de se aperfeiçoarem os controlos democráticos e de garantir-se o engamento de todos para um “desenvolvimento inclusivo” – afirmou o Director Adjunto do GPUE.


“Da forma como interpretamos a realidade angolana, a UNITA tornou-se hoje num pólo de equilíbrio e de estabilidade para a vida em Angola”. “Vemos com bons olhos este diálogo com a UNITA e vamos continuar a dialogar com a UNITA” – garantiu.


O Presidente Isaías Samakuva, esteve também com o Chefe dos Serviços da Acção Externa Europeia para a África Austral,  a quem explicou os meandros do processo de regressão da democracia angolana e as várias dimensões do sofrimento do povo.


Aquela entidade felicitou igualmente a UNITA pelos seus esforços em prol da democracia e pela sua determinação de manter a paz a todo o custo. Enfatizaram que a relação entre a União Europeia e Angola, é, em primeiro lugar, uma relação “entre os povos da Europa e o povo angolano, que não deve ser subalternizada pelas relações institucionais que mantém e manterá necessariamente com todos os governos representativos do povo angolano” – afirmou Angel Carro.


Foram definidos com a UNITA os canais adequados de comunicação para se aprofundar o diálogo entre a Comissão Europeia e a UNITA com vista a se encontrarem as melhores vias para a concretização das aspirações de liberdade, justiça, paz e democracia do povo de Angola.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Mbunga. 09-05-2013 08:30 #28
UNITA É POLO DE EQUILIBRIO E DE ESTABELIDADE PARA VIDA EM ANGOLA!

Subscrevo e assino por baixo.
0 chicas 07-05-2013 03:38 #27
-------EM ANGOLA A UNITA E A UNICA BENGALA PARA OS POBRES ,,,DOENTES,,,,, E CEGOS EM ANGOLA,,,,,,,,M ESMO APEZAR DA SUA MA HISTORIA EM ANGOLA,VOU ACEITAR A UNICA ESPERANCA DE ME ERGUER DE NOVO DO CHAO SUJO DE MIZERIA E SOFRIMENTO DE ANGOLA------FOR CA UNITA----------
0 Marcos Tchinguli 06-05-2013 19:19 #26
avante a UNITA e viva a democracia em Angola
-1 Lutuima Kaike 06-05-2013 08:21 #25
O Patrão, nunca se esquece de um bom e fiel Servente.
-1 1.246.700 km2 06-05-2013 01:12 #24
Gostei, isso mesmo, DEMOCRACIA = a sim ou não, gostei ou não, concordo ou não, branco ou preto, numa só palavra "respeito ao que o outro, opróximo sente ou pensa" nada melhor do que isso = PAZ E HARMONIA = FELICIDADE.
+1 BWE NEGRO 05-05-2013 23:31 #23
UNIÃO NACIONAL PARA INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA( UNITA), no tempo de guerra, quando houvesse alguma ameaça na vias rodoviárias, nos quimbos e cidades, dizia-se sempre OS HOMENS ESTÃO VIR ATACAR(referia- se as FALA). Eu me perguntava; afinal quem são os HOMENS? Depois compreendi afinal que quando se falava de dos HOMENS eram TROPAS da UNITA porque os TROPAS do MPLA já eram considerados MULHERES senão mesmo TRAPOS. Hoje juntos como estamos e algo tão bonito, e visível a luta, da gosto, e, conta-se com a UNITA pela experiência que tem,LEVAR AVANTE ESTE LINDO PAIS. Como e sabido onde existe o SIM e o NÃO de gente inteligente, gera DESENVOLVIMENTO .
0 zuela gaspar 05-05-2013 20:27 #22
tudo que sobe tem que descer isto não e vontade do povo mas uma lei da física, não se esquecem que toda ação tem uma reação igual ou contraria. Isto não e cantiga mas uma lei da física, se na verdade vocês estudaram não podia se esquecer desta lei ,não culpa ninguém se um dia o MPLA cai será apenas um lei da física.
0 zuela gaspar 05-05-2013 20:15 #21
Não há divida tudo q tem principio tem fim o único sem fim e Deus, não principio humano mas divino e o vem de Deus sempre se compre nem que durar 40 anos mas terá fim
+1 londrino 05-05-2013 15:17 #20
pra miudo do norte, deixa de fumar drogas e apanhar bebedeira nas maratonas do MPLA estais a ficar burro.
+2 Cabinda puro 05-05-2013 15:05 #19
Força grande samakuva estámos contigo, eles também querem mas têm vergonha de manifestar este grade desejo que é ver-te no poder.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL