Lisboa –   O   Presidente da República,  José Eduardo dos Santos considerou um recente pedido  do governador de Malanje, Norberto de Santos “Kwata Kanawa”, que visava ao afastamento dos seus colaboradores mais directos (entenda-se, Vice- governadores). Através  de um  Decreto Presidencial n.º 23/13,  que o Club-K teve acesso, o Chefe do executivo exonerou todos os vice-governadores da  conhecida província da “Palanca Negra”.

 

Fonte: Club-k.net

Exonerações sem anúncio na imprensa

De acordo com o documento, o Chefe do executivo exonerou  António David Dias da Silva do cargo de Vice-Governador da Província de Malanje para o Sector Económico, Conceição Luís Cristóvão do cargo de Vice-Governador da Província de Malanje para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas e Alice Elisa dos Santos Martins do cargo de Vice-Governadora da Província de Malanje para o Sector Político e Social.


As referidas exonerações  não foram (ainda) anunciadas pela  imprensa estatal em Angola.  Há conhecimento de que o José Eduardo dos Santos prevê  fazer reajuste  no executivo, em breve, ao qual serão anunciados os futuros nomeados vice-governadores de Malanje. Segundo, informações, o Estadista  procede com as  escolhas de forma secreta para evitar fugas de informações que dão geralmente dão azo a  alguns quadros, a  moveram  influencia para serem nomeados.


De referir que a 27 de Outubro, o   Presidente da República  procedeu com a nomeação de  um total de 41 vice-governadores para 14 (das 18) províncias do país, tendo ficado  por nomear ou reconduzir  os “adjuntos”  para  as províncias de Luanda, Malanje, Huíla e Namibe.