A carregar...

Washington não recebe George Chicoty

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 5.00 (1 Voto)

Washington -  O Secretário de Estado Norte-Americano, John Kerry, mostrou-se indisponível para receber o Ministro angolano das Relações Exteriores, George Chicoty, que tinha já uma audiência marcada e confirmada há quase um mês.

Fonte: Club-k.net

Seria recebido esta segunda-feira, 6

A visita de Chicoty a Washington deveria iniciar hoje, 6 de Maio, e incluía contactos com membros do Congresso e organizações da sociedade civil. Chicoty seria portador de uma mensagem pessoal do Presidente José Eduardo dos Santos ao seu homólogo americano.


Embora haja conhecimento  de  que  John Kerry  seguiu  neste mesmo dia, 6  para  a Rússia,  a fim de  se  reunir com o presidente  Vladimir Putin  sobre a Síria,  analistas conhecedores das relações bilaterais entre os dois países  revelam-se  divididos sobre as razões reais que estarão por detrás desta alteração pouco usual.  Uns defendem a versão oficial, que é “uma questão de calendário face a alteração da situação no Médio Oriente”, outros admitem que se deve ao facto de Angola não ter feito progressos no capítulo dos direitos humanos, democracia e boa governação.  Há, também quem aponte um suposto “efeito Samakuva”.


O  líder da UNITA, Isaías Samakuva, esteve em Washington de 21 a 25 de Abril e entregou no Departamento de Estado o dossier “Queixa-crime  contra José Eduardo dos Santos, Kopelipa &  outros”; o dossier “Kamulinde e Cassule”, o dossier “Cabinda” e vários dossiers que documentam como a corrupção do regime empobrece cada vez mais a maioria dos angolanos.


Samakuva manteve contactos oficiais e informais com os vários círculos influentes da política americana que terão alterado a percepção dos americanos sobre a situação em Angola. Há, conhecimento de que os  lobbies que a Cidade Alta mantém em Washington não conseguiram anular a investida do “Galo Negro”.

De recordar que as  autoridades angolanas  tem tentado desde 2012 um encontro a nível dos responsáveis da diplomacia dos dois países.  Já em finais de Setembro do ano passado, a então    Secretária de Estado norte americana, Hillary  Clinton  “recusou”,   um  pedido  formulado,  a partir de Luanda,  pelo    Ministro das Relações Exteriores, George Chicoty, a  solicitar  uma audiência que  teria lugar em Nova Iorque a margem de uma Assembléia Anual  das Nações  Unidas.


A actual  frieza  que se atribuía  aos  Estados Unidos em relação a Angola   é interligada a conduta que estes passaram a ter no seguimento da realização das eleições gerais de 31 de Agosto, ao qual manifestam duvidas quanto a sua autencidade.


O Presidente norte-americano, Barack Obama, aprovou, em 2012,  uma directiva para África, com menção especifica para  a Angola, dando prioridade a programas de promoção da democracia e boa governação.

Desde a subida de Barack Obama ao poder, os Estados Unidos da América adoptaram uma política de pressão contra os lideres políticos mundiais que se fazem eleger com recurso a métodos extra-eleitorais.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 alguem 17-05-2013 11:35 #98
OS USA SÃO OS CAUSADOR DAS DORES EM AFRICA E NO MUNDO SE ACHAM QUE SÃO deuses não acredito em nada dos USA são primeiro mentirosos duma alta qualificação mais com um fim.
ate mentiram que são os primeiro a ir na lua, as duas torres jemiás eles próprios que causaram....
0 alguem 17-05-2013 11:23 #97
(NOS FORNECER UMA POLITICA SATÂNICA PARA NOS MATAR ENTRE NOS QUEM VAI LHES JULGAR??)
e nos africano quando vamos entender que estamos a ser usados cegamente?? dês da época colonial qual e a situação do africanos no mundo?? SEMPRE TRISTEZA SEM SAIDA
0 alguem 17-05-2013 10:05 #96
eu diria q não o fim do M, mais o fim de tudo esta próximo, quem esta tomar conta do recado? ate o próprio USA fazem parte das dores que estão invadir o mundo tudo isto são sinais dum tempo que já estamos a viver, mais não compreende, caro irmão a vinda do Cristo esta próximo, tao a espera de que para pensar sobre as vossas almas? este mundo e seus lideres passaram eles e o seu mestre o diabo, e tu aonde vais????
sera que a natureza não te ensina nada? nem os acontecimento atual no mundo inteiro????
para de dormir, acorda!!! já estamos na hora que foi anunciando a muito tempo atras não vacila a vinda do Perfeito já chego.....agrad ecia!!!!!!!!!!! !!!!
-1 angola lua 15-05-2013 23:54 #95
america tambem nao e exemplo para ninguem em termos de licoes de Direitos Humanos
+1 ANDRE KIMBUTA 14-05-2013 21:19 #94
ACERCA DE CABINDA O GOVERNO AUTORITARIO DE LUANDA VAI PAGAR CARO.OS CABINDAS VAO RESISTIR A OCUPAçAO ILEGAL DO SEU TERRITORIO PELOS ANGOLANOS.CANIN DA NAO E ANGOLA.CABINDA OYE,VIVA A FLEC E VIAVA A INDEPENDENCIA DE CABINDA.
-1 mbuale 14-05-2013 08:52 #93
espero que ñ seja verdade mas se for ñ faz mal. só precisamos quem nos precisa. lembrem se que quando alcançamos a indepencia os EUA apoiaram os rebeldes e onde pararam ? o q ganharam? quando alcançamos a paz os EUA e seus aliados ñ so negaram o apoio como tmbm desapoiaram nos. e Angola conseguiu se virar e eles proprios vieram com discursos a nosso favor. Lembrem se ainda da visita do ex presidente frances em Angola depois de ter sido eleto a sua primeira visita foi aqui no meu pais isto tudo porq precisam de nós e os q dirigem impões repeito. EU AMO O MEU PAIS COMO A MINHHA MÃE: FELIZ O DIA DAS MÃE. Patria tem o mesmo significado de Mâe segundo os estudiosos
0 Joaquim Canivete 13-05-2013 11:11 #92
Who steals your sole people have little time left.
JES have to think when you leave your beautiful wife.
+2 Azevedo 12-05-2013 17:49 #91
Esse pais é do JES pq tudo o q se aprova no parlamento é para o bem da familia é so ver na pratica basta, to muito chatiado de saber q nossos irmao do 'BUE' pertencentes a justiça estao quase 1 ano sem salario isso doi e choca a humanidade como vivem durante este tempo todo? será q os nossos dirigentes têm mesmo memoria? Por favor resolvem os problemas deste país para nao causarem as consequencias o povo ja ta descontente com essa mal governaçao de pai filho esposa...
0 Kussoneha 12-05-2013 17:36 #90
Alguns nem sabem dizer o significado da paz talvez pq sao os tais q partilham a corrupçao do avô santos sim, uma paz em q a mairia é humilhada so as familias de renome gosam dos bens, onde um funcionario publico passa um ano sem salario( BUE) etc etc q tipo de paz temos? Implemetam projetos q so beneficia os ja vivem melhor costroem condominios para eles, trazem a reforma na educaçao para prejudicar o mudngolé e o filho do dono vai no exterior q pena nossa vamos uninir as maos...
-1 Mário 12-05-2013 16:51 #89
gostei dessa; o EUA e´ um país com democracia muito forte por isso nao pode juntar-se a paises corruptos onde os dirigentes estão acima da lei o que acontece em angola. JES O DONO DO MPLA O PARTIDO MAIS CORRUPTO DO MUNDO,
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL