Lisboa - Manuel Rabelais, de acordo com o AfricaMonitor.net é apontado em meios políticos habilitados como podendo vir a ser o novo porta-voz do MPLA, em substituição de Rui Falcão. Entre outros factores favoráveis à sua nomeação, goza da preferência de José Eduardo dos Santos (JES).

Fonte: AM/Club-k.net

Foi no passado um dos mais dinâmicos  ministro da comunicação social em Angola tendo sido afastado no seguimento de escândalos de corrupção e apropriação ilícita de patrimônio do Estado.  Foi-lhe movido um processo judicial que estava em curso na PGR, ao qual alegou-se que terá subornado um alto magistrado para o congelamento do seu caso.  Logo a seguir foi recuperado pelo Vice- Presidente  da República, Manuel Vicente.

Hoje, faz parte do chamado círculo presidencial, para o qual entrou graças à sua nomeação para o GRECIMA, uma estrutura que a partir da PR controla indirectamente o sector da comunicação social. É membro do CC, o que torna possível, por mera decisão de JES, a sua cooptação para o BP, de cujo secretariado para a Informação passaria também a ser titular.