A carregar...

MCS insta Rádio Despertar e Folha 8 para mudança de conduta

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 2.17 (3 Votos)

Luanda – O Ministério da Comunicação Social (MCS) instou as direcções da Rádio Despertar e do bi-semanário Folha 8 no sentido de corrigir, imediatamente, a sua conduta, ao apelar diariamente à desordem pública, sob pena de tomada de medidas administrativas.

Fonte: Angop

Num comunicado, tornado público nesta quarta-feira, 15, em Luanda, o MCS manifesta-se preocupado com o conteúdo das mensagens veiculadas pelos programas da Rádio Despertar, nos quais são proferidas, diariamente, ofensas e calúnias contra  instituições do Estado e titulares de órgãos de soberania, assim como apelos à desordem pública e mesmo à sublevação.

No documento, o departamento ministerial salienta que, caso perdure a conduta dos citados órgãos de comunicação social, poderão ser tomadas medidas administrativas e judiciais, nos termos da Lei.

“O Ministério da Comunicação Social adverte que, em caso de não acatamento desta decisão, essas medidas de correcção podem culminar na suspensão temporária das emissões da Rádio Despertar, até decisão definitiva dos órgãos judiciais", sustentou. O comunicado realça que  esta  medida se aplica  por  iguais razões ao bi-semanário Folha 8.

Reitera, por outro lado, engajamento na defesa intransigente da liberdade de expressão e de imprensa, consagradas na Constituição, e incentiva todos os órgãos de comunicação  social do país a prosseguirem no cumprimento da sua linha editorial, no quadro da ética e deontologia profissionais.

Outrossim, o sociólogo e docente universitário Paulo de Carvalho considerou a actuação da Rádio Despertar e do jornal Folha 8 um claro desrespeito às regras democráticas e às instituições do Estado Angolano.

Em reacção ao comunicado do Ministério da Comunicação Social que insta a Rádio Despertar e o Folha 8 a mudarem de conduta, afirmou que os angolanos têm que se acostumar a respeitar os outros para serem respeitados.

“Não podemos consentir que uma estação de rádio com existência legal, que deve velar pelo respeito à lei e à ordem, bem como pelo respeito às normas morais e aos princípios cívicos, actue exactamente em sentido contrário fazendo apelo à desordem e à anarquia”, sublinhou.

Na óptica do sociólogo, o que se faz nestes órgãos é difundir meias -verdades como se de verdades se tratassem, apelando assim ao desrespeito às instituições e à vontade popular manifestada nas urnas.

“O nosso Estado não deve permitir que isso ocorra, até porque temos memória do passado recente de grave intolerância. Por outro lado, não podemos pensar que os outros devem ser tolerantes para connosco, quando nós o não somos para com eles”, referiu.

Paulo de Carvalho disse que a actuação da Rádio Despertar e do jornal Folha 8 é como se de órgãos partidários se tratassem e não generalistas como estão registados.

O interlocutor advogou que as autoridades lesadas processem judicialmente os responsáveis pelas calúnias e infâmias que são veiculadas tal como se actua em sistemas democráticos.

“Se pretendemos realmente suportar a nossa jovem democracia em bases sólidas, há limites que devem deixar de ser excedidos, seja por políticas, seja por meios de comunicação social”, realçou o docente universitário.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Kalunga.big da verda 27-07-2013 15:01 #144
A radio despertar e o folha oito são so unicos órgãos da comunicação sosial que velam pela verdade fora destes dois órgãos não temos mais nenho por favor amigos de mente futi dirigente lamba-botas esperam a penas o dinheiro da corrupeção que já estão abituados não fação o povo sair para as manifestações antes do momenrto isato senhor Ministro de meia suja tapa a sua cara por seres um bom sem vergonha tu não vés que os órgão que estão contra alei é a queres que tu diriges? seu macaco podre tu não sabes leres leia o artigo44º da vossa constitução a tipica não sei se .
0 carlos 14-06-2013 14:05 #143
estes gajos são muito burrrrrrrrrrrrr rrrrros necessitam de estudar mais são mabecos analfabetos politicos do

mpla de merda.
0 Ndjovoli 03-06-2013 21:21 #142
Fechando a radio despertar, estarão a mostrar ao mundo a falta de plurarismo em Angola. Esse ministro depois de passar numas catingadas fala lixo e decide porcaria.
Qual fechar a radio despertar qual quê !?
0 Ndjovoli 03-06-2013 21:13 #141
A liberdade de expressão e difundir a verdade é crime em Angola porque desperta ao povo toda malandrice do estado.
Essa tomada de decisão do MCS era já de se esperar, o MPLA quando fica sufocado pela oposição é mesmo assim. Podem fechar a radio e o jornal mais jamais poderão fechar as nossas mentes!
0 Paulo de Carvalho 03-06-2013 20:54 #140
Visite o meu blog:http://nut ricionistapaulo semedo.blogspot .co.uk/2013/06/ pudim-de-milho. html
0 filho dopovo 03-06-2013 05:24 #139
e por que so a radio des pertar e o bisemanario folha 8. ESSES mas velho ja nao tenhem respeito o dia que JES lhes cumer o rabo vamos ver quem vai passar a noticia
0 nada a ver 24-05-2013 13:48 #138
So entraste e ja foste corrompido
Tenho uma lagrima no canto do olho Povo........... ............... ...............
0 Dario 22-05-2013 10:30 #137
O homem na foto parece ter parentesco com os Kabilas do Congo? Mas um estrangeiro a nos dizer o que fazer...
0 DA PROVINCIA 21-05-2013 18:03 #136
SE A RADIO DISPERTAR CHEGASSE AQI NA PROVINCIA QE EU VIVO PODIA ORGANISAR UM BAIXO ASSINADO PARA NAO ENCERRAREM...
0 anonimo 21-05-2013 11:04 #135
o samakuvu se declaro de guerra tewm razao a feia esta falar k a unita quer trazer a geurra eu apoio ele esta sentir o sangue do dirigente k caio na terra sem guerra isso ja e de mas o povo angola nao pode falar mal da unita a unita nao esta afazer nao e sou os estrageiro k esta atrazer problema os estrageiro dera a resposta na angonoticia de falar mal de unita sabia tambem a geurra de palavra blocara angonoticiaa para ningem a dar a resposta haaaaaaaaaaa esta vao fuji bem tem medo e melhor ter mesmo medo se vir a cofusao vamos vos masacrar bem vc se a geurra aa policia vai vos cudir nem digeito sefor os S e C plociar o MPLA povo do sangueSantome povo do saungeu cabu verde povo do saangeu
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL