Segundo o secretário do partido para a informação, Ndonda Zinga, a ideia deverá ser aprofundada em Conferência Nacional ou congresso extraordinário, ainda sem data marcada.

A Fundação Holden Roberto terá como objectivo divulgar a vida e obra do seu patrono, esclarecer a verdade histórica e tornar clara a contribuição do líder-fundador da FNLA na luta de libertação nacional.

«Esta matéria está ainda em discussão. A Comissão Política Permanente lançou a ideia, os membros esgrimiram os seus argumentos, caberá agora aos órgãos decisórios, como o Conselho Político Nacional ou o Congresso do partido deliberar definitivamente sobre o assunto. A ideia está na forja e os passos subsequentes serão dados.»

A criação da fundação será antecedida de um simpósio sobre a vida e a obra de Holden Roberto, a realizar-se em Janeiro próximo, no quadro do 86º aniversário natalício do malogrado nacionalista. Para o efeito, a Comissão Política da FNLA recomendou a criação de uma comissão preparatória, encabeçada por Miguel Trovoada.

Segundo Ndonda Zinga, durante o simpósio serão lançadas as memórias de Holden Roberto, um documento de dois volumes que retrata a sua visão sobre os acontecimentos históricos que marcaram o país desde os princípios dos anos sessenta, altura em que eclodiu a guerra contra a dominação colonial em Angola, até à sua morte.

Fontes partidárias garantem que a obra estava praticamente concluída antes da sua morte, em 2 de Agosto de 2007, referindo que faltavam apenas os arranjos gráficos.

«Este é um assunto que me transcende, mas sei que a obra vai sair. Está tudo a postos», garantiu o secretário para a informação.

A Fundação Holden Roberto vai juntar-se assim a outras organizações congéneres já existentes como a Fundação Agostinho Neto, ligada à família do primeiro Presidente de Angola, a FESA, cujo patrono é o actual Chefe de Estado angolano, a Fundação Sagrada Esperança, com fortes ligações ao MPLA, entre outras.

O encontro da Comissão Política Permanente dirigido pelo presidente do partido, Ngola Kabangu, discutiu e aprovou também o relatório de contas da campanha eleitoral que deverá ser enviado à Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

A Lei Eleitoral estabelece que os relatórios de contas dos partidos políticos concorrentes às eleições devem ser enviados à CNE sessenta dias após a divulgação dos resultados.

A FNLA é um dos três partidos históricos em Angola, ao lado do MPLA e da UNITA, tendo obtido três lugares nas eleições de 5 de Setembro.

Fonte: VOA