A carregar...

Clivagens entre JES e MV

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 3.16 (25 Votos)

Lisboa – Estão a ser assinaladas as primeiras clivagens, entre a forma de trabalho do Presidente José Eduardo dos Santos e a do seu “delfim”, Manuel Domingos Vicente. 

Fonte: Club-k.net

Ao Vice- Presidente Manuel Vicente atribuem-lhe “desencanto” por ter sido o último do circulo presidencial a tomar conhecimento de que JES afastaria, um  aliado seu,  Fernando Fonseca do cargo de Ministro da Construção que fora recentemente substituído por Waldemar Pires Alexandre, ex- Director Geral Adjunto do INEA.

Fernando Fonseca é um quadro oriundo da Sonangol que em finais de 2010 entrou para o executivo sob influencia de Manuel Vicente. Antes da sua nomeação desempenhava as funções de director-geral da Sonangol Integrated Logistic Services-SONILS.  Foi  poucas semanas atrás  afastado por JES no seguimento  de avaliações que lhe foram desfavoráveis com realce ao “não andamento de obras”.   Defensores de  JES alegam   que a não consulta previa a Manuel Vicente, deve-se ao facto de ter se ausentado do país rumo a Londres onde foi tratar do seu problema de tensão alta. 


Por outro lado, são atribuídos a JES sentimentos contrários a antecedentes  de  Manuel Vicente cujo conhecimento tomou agora.  Invoca-se que numa das ultimas audiências em que teria recebido o actual Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Francisco Lemos Maria, o chefe do Executivo teria questionado alguns pendentes financeiros  e como justificativa foi lhe transmitido que se deveu a “buracos” deixados por Manuel Vicente,  desde o  tempo que dirigia a petrolífera estatal.


O Presidente Eduardo dos Santos é notabilizado como tendo  a sua forma própria de trabalhar baseada em incertezas e secretismos.  Em Janeiro de 2012,  impôs, Manuel Vicente  junto do Bureau Político do MPLA como seu futuro  Vice- Presidente que substituiria  Piedade Dias dos Santos. Porém, junto de Manuel Vicente, o mesmo não lhe transmite com precisão se é ele o verdadeiro sucessor presidencial ou se é outro (fala-se também, em  José Filomenos dos Santos “Zenu”).


O sinal mais claro da indecisão de JES para com Manuel Vicente  foi notado no decorrer de uma audiência que concedeu ao antigo embaixador da Federação Russa em Angola, Serguey Nenáchev, a 28 de Novembro de 2012  em que se abordou sobre a sucessão presidencial tendo o Presidente angolano replicado que estavam a experimentar algumas pessoas.  Por sua vez, o Vice – Presidente Manuel Vicente quando é abordado sobre o mesmo assunto remete-se a transmitir que é decorrente as vontades do PR.


Vicente, era antes era uma figura poderosa e respeitada  em Angola, ao tempo que dirigia a Sonangol. Porém viu-se esvaziado quando JES transferiu poderes da Sonangol para o Fundo Soberano que tem o seu filho, Zenu dos Santos na sua administração.   Desde então, o Vice- Presidente, passou a ser visto como uma distração de JES para supostamente  dar tempo para que o filho amadureça politicamente e ao mesmo tempo para simular que tenciona deixar o poder (diferente aos outros lideres africanos apegos ao poder).






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 ALELUIA WILLIAMS 04-06-2013 07:59 #45
Soides, apresente provas de que JES não é angolano E mesmo que cá não tivesse nascido, pelos menos há provas de que os pais são sim mwangolés de verdade. Por outro lado, o homem, com 19 anos de idade, entrou nas fileiras dos guerrilgeiros que lutaram pela liberdade, enquanto o seu pai, Soides, ainda não tinha parido, nem sequer estavas nos planos do seu pai. Por isso, cala-te. E quanto à Kadhafi, devias era entender o que era a vida dos líbios no tempo dele e qual é agora.
0 Bush Pobrezinho 01-06-2013 15:13 #44
Nao ha poder que dura uma eternidade, o governo do mpla esta nos principios e meiados para desmoronar-se do poder e das suas brincadeiras com o povo....! O senhor ze du se nao for esperto e inteligente terminara pior que os seus colegas kadafi, mobutu e outros tantos bananas ..... para mim , a politica de ANGOLA esta uma palhassada com s e um teatro muito classico em que o actor principal ( ze du) ja nao consegue entender que tem muitas pessoas a sua volta e que estao fartas do seu teatro!!!!!!!!
0 dimuca 30-05-2013 14:50 #43
so estamos a espera que o dia o cota vai fechar as vistas ai väo voa em distinos sem saber pür onde aterrar todos denos subemos isto
0 SOIDES 30-05-2013 12:21 #42
somos muitos os verdadeiros mangoles. mas sao tambem muitos os que se mascaram e passam se por mangoles. esses mangoles falsos sao mais ageis a se intrometer na politica e dominam sobre os verdadeiros mangoles. o jovens devem interessar se pela politica do pais e participar no poder nacional. enquanto o verdadeiro mangole nao se interessar pela politica, o falso mangole governara. interessar se pelos politicos de angola actual e urgente!
0 pca dos nganguela 30-05-2013 12:11 #41
ZUCULU MESSO PORQ NEM TODOS SAO NOSSA viram entre eles stao si traido e éssi MV desda muito tempo stava aonde so pra nos ex.q éu adulto lhe ver so em 2012 nas eleiçoes stava aonde isso éfalta de visao meus contas si comportam porq éssi JES vai vos deixar desgraçados ali no vosso parlamento vai deixar so FAMILIA JES podem crer nisoo e VAO VER .VISAO CAROS CIDADAO ANGOLANOS Q STAO NO PARTIDO MPLA .
0 SOIDES 30-05-2013 11:29 #40
somos muitos os que dizemos ser verdadeiros mangole. mas sao tambem muitos os que se mascaram e passam se por mangoles. os mangoles falsos tem mais forca de se intrometer na vida politica dominam sobre os verdadeiros mangoles.
sera assim por muitos anos enquanto os verdadeiros mangoles nao se interessarem pelo poder nacional. os jovens devem participar activamente na politica de angola. E uma necessidade urgente!
0 conselheira 29-05-2013 16:10 #39
o mais importante e resolver o problema do povo,aonde voces podem se entre voces vivem de entriga desconfianças e medos quanto mais o povo.
0 de 29-05-2013 13:49 #38
este pais e geridopor criminosos
0 Angolano 28-05-2013 17:01 #37
INABE, CORRUPÇÃO:
Os funcionarios do INABE estão criando dificuldades aos recém candidatos selecionados nos ciclos provinciais para beneficiarem de bolças no exterior do país. Borocracia e desinformação, atraso nas notificações e cobrança anarquicas, falta de comunicação entre instituições. Todas são practicas que o INABE esta utilizando para desencorajar a juventude que com muito sacrificio veio das províncias para preparação e entrega da documentação.
-2 Kota Alex 27-05-2013 22:24 #36
Caros irmaos, nao se deixem cair pela demagogia daqueles que quando nao Sao votados pelo proprio povo correm logo para os Estados Unidos, Portugal,Franca e Inglaterra se queixarem e denegrir a posicao e o desenvolvimento do seu proprio Pais, Que cobardia meus irmaos!......
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL