Montreal - Ana Paula dos Santos tem parcerias milionárias em “incontáveis” empresas angolanas e estrangeiras. É classificada como uma empresária de sucesso em Angola e utente do adjectivo "know how". Tem investimentos  na área de construção,  diamantes, petróleo, banca, aviação, agricultura (…) Recentemente assumiu que é a presidente da empresa  Lunar-DT que vai fazer o novo “ fardamento" da TAAG.


Fonte: Club-k.net

"Ditador e a ditadora"

A primeira-dama de Angola, tem participado afincadamente em varias iniciativas culturais entre elas com grande ênfase na realização de espectáculos de miss em Angola em todos os níveis - municipais, províncias e diáspora - . Porém, a criatividade da esposa de Eduardo dos Santos alargasse em conhecimentos aprofundados em operações plásticas e com grande destaque das melhores clínicas de beleza no Brasil.


Por outro lado, a esposa do presidente americano Michelle Obama, professora de carreira, carismática e que desde muito cedo os tempos livres preencheu com actividades de carácter humanitário. Aliás voluntária que literariamente em português significa prestação de serviços sem renumeração financeira . Dias após a nomeação de Barack Obama como presidente dos EUA, iniciou a campanha  a favor de uma alimentação saudável na América. Como resultado, várias escolas e locais públicos mudaram o cardápio. Em suma mais vegetais e mais frutas. Acima de várias outras actividades sem fins lucrativos, educação e saúde para todos dominam as agências e programas que Michele Obama participa diariamente.


Em ângulos completamente opostos, não seria prematura concluir que se Ana Paula dos Santos tivesse a gentileza de entabular um diálogo com Michele Obama, os temas da conversa não iriam além de assuntos fúteis e sem benefício generalizado. Negócios e beleza são os pontos fortes da primeira-dama angolana. Enquanto que edução e saúde dominam os potenciais de Michele Obama.


Em suma, o título de primeira-dama em países realmente democráticos tem diferentes critérios, éticas morais  e exigências relativamente em países como Angola por ser um país especial e com um sistema “atípico”. Em Angola a esposa do presidente dedica-se a “negociatas” fazendo uso das responsabilidades acrescidas do esposo. Sem concursos públicos as empresas da esposa do presidente por excelência e indicação presidencial assumem-se como potenciais servidores de serviços as entidades do governo e associados.


Contrariamente à esposa do residente americano teria que estar isenta de qualquer negócio privado para não comprometer as responsabilidades que o esposo ocupa no governo. A titulo de exemplo, logo  após a nomeação de Barack Obama para liderar América Michelle  teria que renunciar  a presidência que qualquer núcleo de carácter privado que prestasse serviços ao governo ou similares.


Dito isto, o dinheiro de Ana Paula dos Santos pertence automaticamente a Eduardo Dos Santos. Assim sendo, estamos presentes a um acto de tráfico de influência do primeiro grau.