A carregar...

"Não há explicação convincente sobre Kamulingue e Cassule", garante Salvador Freire

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 5.00 (1 Voto)

Luanda – O presidente da organização de direitos humanos “Mãos Livres”, Salvador Freire, disse na última sexta-feira, 24, em Luanda, não ter recebido uma “explicação convincente”  das autoridades angolanas sobre o desaparecimento dos activistas Alves Kamulingue e Isaías Cassule.

Fonte: Voa

Os dois desapareceram há quase um ano quando participavam em preparativos para manifestações de desmobilizados das Forças Armadas.

Falando no programa “Angola Fala Só” Salvador Freire alega que o desaparecimento dos dois activistas eram mais dois nomes de uma lista de vários nomes de pessoas que desapareceram ou foram assassinadas ao longo dos anos.

O advogado salientou que o desaparecimento de pessoas é uma situação “perigosa” para Angola,  acrescentando “suspeitar da existência de uma milícia que tem recebido ordens” de pessoas nos círculos de poder.

Interrogado sobre a reacção das autoridades aos seus pedidos de esclarecimento  disse “não haver respeito das autoridades” pelo cidadão comum. O advogado garante que intenção da “Mãos Livres” é continuar a fazer pressão sobre as autoridades. “O governo vai ter que nos dar uma explicação”, enfatizou.

Interrogado pelo ouvinte Mateus Katuvaki   de Benguela sobre se os dois activistas poderiam ter sido assassinado, Salvador Freire, alega não ter qualquer informação nesse sentido. “Temos a ideia que estão vivos”, avançou, acrescentando “contudo se os dois activistas foram mortos  há que apurar responsabilidades para que os criminosos sejam levados á justiça”.

Interrogado ainda por diversos ouvintes sobre a corrupção no sistema de justiça, o dirigente da “Mãos Livres” disse continuar a acreditar no sistema de justiça angolano apesar de todas as insuficiências que possam existir. “Se um dia houver corrupção no sistema de justiça ao nível que existe noutras instituições então Angola não tem futuro”, argumentou.

“Pode existir corrupção em alguns tribunais ou de alguns magistrados, mas não é como noutros sectores”, reforçou Salvador Freire comentando sobre as enormes dificuldades com que lutam juízes e advogados através do país, mas disse acreditar que os juízes continuam a lutar pela sua independência. Elogiou por outro lado os planos do governo para estender tribunais e instituições de justiça a todo o país.

O advogado disse não ter confiança na polícia nacional mas frisou que mesmo a nível de instituições como o ministério do Interior há uma elevação da consciência. “A actuação é agora diferente do passado”, assegurou o jurista.

Salvador Freire disse que a “Mãos Livres” não recebe qualquer dinheiro do estado apesar de ter pedido nesse sentido escrevendo mesmo ao Presidente José Eduardo dos Santos para apoio financeiro como instituição jurídica independente. A organização luta com falta de meios e só pode operar em nove províncias.

 

 

 






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Junqueira 30-05-2013 16:37 #17
Ninguém responde o desequilibrado do tuji massangano
+1 K7 29-05-2013 17:03 #16
RADEGO Ó RADEGO seu bajulador da tuje, entra outra vez no rego da tua velhota
+1 nabo 29-05-2013 15:36 #15
caro Cristiano, se não és...então vai contar estorias numa outra fregusia, se calhar nem entendeste o conteuda da entrevisto do camnarada Salvador.
+1 Angolano 100 Preço 29-05-2013 09:17 #14
Força MÃOS LIVRES, xtamos juntos nesta luta.
+1 chicas 28-05-2013 23:50 #13
-------UM DIA O MPLA VAI PAGAR CARO POR TODOS OS CRIMES COMETIDOS EM ANGOLA,,,,,,,,, ESSE DIA NAO ESTA MUITO LONGE,,,,,,,,,T EMOS FE ACIMA DE TUDO,,,,,,,,,FO RCA,,,,,,,,,,MA OS LIVRES,,,,,,,,,
+1 ... 28-05-2013 18:10 #12
estamos mal
0 António Justo 28-05-2013 17:43 #11
Vamos esquecer o passado sujo de todos os partidos e vamos construir uma Angola mais séria e justa para todos,
O passado foi vergonhoso para todos ,todos mataram todo minaram.Viva Angola,
+1 Angolano 28-05-2013 16:47 #10
INABE, CORRUPÇÃO:
Os funcionarios do INABE de estão criando dificuldades aos recém candidatos selecionados nos ciclos provinciais para beneficiarem de bolças no exterior do país. Borocracia e disinformação, atraso nas notificações e cobrança anarquicas, falta de comunicação entre instituições. Todas são practicas que o INABE esta utilizando para desencorajar a juventude que com muito sacrificio veio das províncias para preparação e entrega da documentação.
-3 radego 28-05-2013 15:53 #9
A unita sabe dar golpes baixos. O povo não é burro Dr. Samaconfusão, estas a tentar por o povo contra o Mpla? Não faça isso porque amanhã será a casa-se, o bloco democratico ou os outros partidos a irem contra ti, porque sabem que vc é quem traio Dr. jonas savimbi e raptaste os jovens Alvis e Cassule.
-1 JES 28-05-2013 14:02 #8
Pedir dinheiro no JES? vc só deves estar a brincar!
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL