A carregar...

Empresa de Manuel Vicente vende participação a Sonangol

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 2.90 (5 Votos)

Lisboa - A empresa estatal angolana Sonangol vai comprar parte da participação que a Nazaki, sociedade do vice-Presidente do país, Manuel Vicente, e de outros altos dirigentes, tem num bloco de exploração petrolífera.

Fonte: Publico

A notícia foi dada pela agência Bloomberg, que consultou o decreto legal que autoriza a operação, datado de 28 de Fevereiro. A aquisição de 15% do bloco 21-09 será feita pela Sonangol Pesquisa e Produção, subsidiária do grupo Sonangol.


A Nazaki Oil & Gaz é detida, em partes iguais, para além de Manuel Vicente, por Manuel Helder Vieira Dias, conhecido como Kopelipa, ministro de Estado da Casa Militar do Presidente José Eduardo dos Santos, e pelo general Leopoldino Fragoso do Nascimento, consultor de Kopelipa. 


A transacção dará à Sonangol 35% do bloco. A maior quota pertence à Cobalt International Energy, com 40%. A Nazaki conservará 15% e os restantes 10% são da Alper Oil Ltda, uma empresa em que, segundo o site Maka Angola, dirigido pelo activista Rafael Marques, Manuel Vicente também tem interesses através de terceiros.


O vice-Presidente de Angola foi até ao ano passado presidente da Sonangol. A sua participação na Nazaki foi, segundo a Lusa, confirmada pelo próprio Manuel Vicente numa entrevista ao Financial Times, em 2012.


A compra de metade da participação da Nazaki no bloco 21-09 deverá contribuir para que a Sonangol alcance a meta de produção de dois milhões de barris por dia até 2017, um crescimento de mais de 10%.

A operação no bloco é assegurada pela Cobalt International Energy, que em Março anunciou que os testes tinham sido “excepcionais” e que a produção devia arrancar em 2016.

A Cobalt, com sede em Houston, Estados Unidos, é, segundo a Bloomberg, detida, entre outros, pelo Goldman Sachs, First Reserve, Riverstone Holdings, Carlyle Group e KERN Partners. As ligações da Nazaki a dirigentes angolanos motivaram uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e da U.S. Securites and Exchange Comission, equivalente à comissão de valores mobiliários, à Cobalt, em 2011, recorda a Bloomberg.

A Bloomberg noticiou também que existe outro decreto que autoriza a compra de 15% do bloco 15-06 à Total SA, mostrando que a Sonangol está a dar corpo à estratégia de investir mais de oito mil milhões de dólares na exploração de petróleo na próxima década.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo em África a seguir à Nigéria.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 MAURO RAMOS 06-06-2013 12:55 #36
TUDO TEM FIM
+1 Joca Mangope 05-06-2013 20:13 #35
Ou entao a m.e.r.d.a. do bloco que eles compraram por bagos de jinguba, vai ser vendida a Sonangol por milhoes de dolares. Tirando dos cofres do Estado milhoes de dolares num abrir e fechar de olhos e rendendo a esses ladroes muito mais muito dinheiro sem terem feito p.o.r.r.a. nenhuma. E a Angola do MPLA. Sempre a f.o.d.e.r.e.m. o que e de todos.
+1 Joca Mangope 05-06-2013 20:09 #34
Aposto que essa historia esta mal contada. No minimo esses ladroes devem ter dado conta que o dito bloco nao vai dar rendimento nenhum e para nao perderem dinheiro vao vender isso a Sonangol que vai ficar com o prejuizo. Nao vejo esses gananciosos a venderem a Sonangol uma participacao num bloco que lhes poderia render mais uns milhoes de dolares. Nunca. Isso nao e a forma deles de agir. Vao e f.o.d.e.r. a Sonangol e consequentement e nos, os burros dos angolanos.
0 Americo eduardo 05-06-2013 19:58 #33
sao ganuto da nacao,estao a estragar a sonangol da qui a pouco vai ir a falencia
+1 Puro muangole 04-06-2013 07:00 #32
MPLA e um grupo de mafiosos nao e partido nenhum e uma gang de bandidos.
+1 Puro muangole 04-06-2013 06:58 #31
JEDS deve morrer e o primeiro gatuno e a causa do nosso sofrimento desde entao.
+1 CHICAS 04-06-2013 01:48 #30
----ANGOLA UM DIA VAI EXPLODIR DE TANTA RAIVA E FRUSTRACOES,,,, ,,,,,,,,,OH MINHA BELA ANGOLA,,,,,,,O QUE FIZERAM CONTIGO,,,,,,MA LTRATADA,,,,MAG RA NA MIZERIA,,,,,TRI STE E FARRAPADA,,,,,, QUEM TE VIU,,, QUEM TE VE,,,NAO ACREDITA,,,,,,, PERGUNTEM AOS KOTAS,,,,,,EU CHORO,,,,,,,,,, ,,,,
+1 Daniel 02-06-2013 17:58 #29
Este já nao é governo é uma máfia no poder e, o pais qdo é dirigido pelos mafiosos é muito perigoso q uma dictadura.
+3 MBUNGA 02-06-2013 08:54 #28
Isso está um verdadeiro Kongo,sinómino de anarquia,jogo-b aixo-de mesa e de tudo vale desde que seja dinheiro!

LORPAS E TRAPASSEIROS
+1 wazekua 01-06-2013 22:20 #27
os bakongo dono das terra do petrolio ne monumento nas suas provincia tem.o nosso petrolio é so ériqueser angolanos fardado.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL