A carregar...
Registo de Dominios Angolanos - .AO, .CO.AO, .ED.AO, .GV.AO, .OG.AO e .PB.AO

A dolorosa verdade - Domingos Samuel chipilica

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Benguela  - Quem da minha geração nunca ouviu ou nunca lhe foi dito, “estuda para ser alguém”. Estudar era sinónimo que quando a pessoa se formar, teria uma vida tranquila de paz e muito dinheiro. Uma casa tipo do Kilamba, carros de luxo tipo Audi/Jaguar e outras marcas de nome, ter dinheiro gordo nos vários bancos, viajar no interior e no exterior do país conhecer cidades que só víamos no papel.

Fonte: Club-k.net

Entendíamos que ser doutor/doutora/engenheiro/professor ou outra ocupação profissional, não passaríamos a fome, o atendimento e o respeito a própria sociedade teria de nós. Parece engano!


Essa frase foi para muitos de nós uma grande alavanca, para podermos um dia ser úteis ao país que nos viu nascer. Estudar era com força/garra e ainda sem esquecer as porradas/castigos dos professores quando não fazíamos tarefas ou cometíamos indisciplinas.
Jamais imaginamos que depois de termos estudados a situação para a maioria de nós permaneceria triste/pobre a única diferença é que hoje temos um título e somos adultos.

Estamos conscientes que o factor guerra não pode ser guardado. «Roma não se fez num dia e Angola também não se fará num dia» Mas há situações que todos nós já devíamos melhorar. É difícil diariamente verem-se pessoas, jovens funcionários públicos principalmente «grandes intelectuais» que ainda passam por necessidades básicas. Dinheiro do táxi ou da gasolina, o pão para as crianças…Mesmo os indivíduos que são «advogados do regime» também passam fome e não conseguem congelar o frango, assistir a televisão ou fazer ligações telefónicas o saldo acaba sempre sem justificações e não conseguem o dinheiro para comprar porque os salários tal como a energia electrica também fazem visitas relâmpagos. Ficam também meses e meses sem pagar a empresas de águas/electridade, as propinas escolares, as dívidas dos amigos e outras dívidas que a vida lhes proporciona para tapar buracos nos dias de trevas. Mas quando vão as maratonas/comícios dizem com a boca aberta «É tudo graças a visão…»!


A teoria que drasticamente começa a revelar-se na sociedade angolana, é «não basta estudar e preciso ter bons amigos”. A ser verdade isto deploro sem cessar que Deus não nos desampare! Lesa a alma que muitos intelectuais angolanos sobrevivem devido a mão caridosa dos que fazem empréstimos particulares ou favores absurdos.


É preciso não banalizar o estudo para que as novas gerações entendam que estudar/formar é muito importante


«É pacífico que o ser é diferente do ter mas sem nunca ter não há ser»

Cidadão Angolano






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Chuck Norris 04-06-2013 23:32 #11
A parte final da reflexão é a partir dela que devemos seriamente pensar. Não se pode permitir que as futuras gerações tenham o medo de estudar, de se instruírem.Pois , com o andar da carruagem, o fenómeno se tornaria uma praga e é a nação inteira que fica condenada para sempre.É preciso uma revira-volta nesta questão.Estudar , instruír-se e termos o mérito de sermos partícipes desta reconstrução do país, sem olhar a cor do partido, crença ou orige étnica.
0 kaxiemba 04-06-2013 23:09 #10
os estudos são as únicas esperança dos filhos pobres de angola.
0 DESAMPARADO 04-06-2013 13:41 #9
MACUNDE -- QUASE CONCORDO CONTIGO, MAS NUNCA TE ESQUEÇAS QUE PARA SE CUIDAR N PRECISAS ESTUDAR--MAS NEM POR ISSO, VAMOS RESISTIR AOS MALTRATOS E MISERIA O AMANHA SERA MELHOR
0 turao 04-06-2013 10:51 #8
ola tems razao
0 maquengo 04-06-2013 10:50 #7
ola lindas palavras que sao verdade ok parabems nesta visao tua
0 Mboio 04-06-2013 10:12 #6
Realidade fidedigna dos jovens bem pensada e refletida. Porém e preciso analisar os esforços do executivo nesses aspecto.
0 Kalunguinha 04-06-2013 09:29 #5
Apesar disso continue a estudar porque um dia a situacçao vai mudar, Yá?
+1 CHICAS 04-06-2013 02:47 #4
--------ORA AI ESTA UMA GRANDE VERDADE,,,,,,,J A NAO TEMOS MAIS ILUSOES,,,,,,SE O MPLA NAO SAI ,,,,ANGOLA NAO VAI A PORRA DE NENHUM LUGAR,,,,,,,JA CHEGA!!!!!!
-1 ASK - MPLA VIVERA 03-06-2013 23:12 #3
O QUE FALAR MAIS JA FALOU TUDO MESMO EU ESTUDEI MAS ESTOU SER INJUSTISSADO NAO TENHO ONDE ME QUEXAR ESSE MPLA TEM DE ACABAR.
0 Kamuchiba - Soba 03-06-2013 22:04 #2
Puxa, você tem a mesma visão que eu. Parabéns, quase grande GURÚ. Receba um abraço meu a partir da comuna de Muquixi, Província de Malanje.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL