A carregar...

Sem saída de dos Santos não haverá mudança - Chivukuvuku

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 2.75 (4 Votos)

Luanda - O líder da  CASA CE, Abel Chivukuvuku condenou a violência da polícia contra a vigília na Segunda-feira pelos dois activistas desaparecidos há um ano, Alves Kamulingue e Isaías Cassule.

*Manuel José
Fonte: VOA

“ CASA CE deplora o carácter autoritário do regime que mais uma vez reagiu a direitos fundamentais dos cidadãos, direitos de manifestação com violência excessiva o que é inaceitável num estado democrático,” disse Chivukuvuku.

O líder da CASA CE falava em conferência de imprensa convocada  fazer o balanço do périplo que a delegação da coligação efectuou a Portugal, Franca,
Inglaterra e nos Estados Unidos da América.

Abel Chivukuvuku considerou que enquanto José Eduardo dos Santos continuar no poder em Angola, o país jamais vai mudar para melhor.

"Enquanto José Eduardo dos Santos for presidente da república de Angola o actual contexto vai prevalecer, não haverá mudança, não há indicadores que possam fazer acreditar numa mudança," disse.

Chivukuvuku afirmou que há uma situação social de risco em Angola, onde mais de metade da população está votada a pobreza extrema.

"Temos em Angola uma estrutura social de risco com mais de 60% da população 'e pobre, muito pobre e uma mínima percentagem desta população muito rica em dez anos sem justificação," acrescentou.

Para o líder da CASA CE “ é  uma ilusão que está a ser incutida aos angolanos de que a estabilidade do país deve-se a um chefe forte ou autoritário”.

“É exactamente o contrario: Um chefe forte e autoritário é um perigo à estabilidade do país,” disse acrescentando que “o fundamental 'e termos instituições fortes e processos políticos credíveis".

"As nossas instituições ainda são condicionadas pelo poder executivo que são caixas de ressonância da vontade do detentor do poder executivo,” disse.

”As instituições sao fracas, " acrescentou.

A digressão ao exterior do país serviu para a CASA-CE assegurar que
nas próximas eleições de 2017, os angolanos residentes no estrangeiro
possam votar e não foi como alguns pretendem fazer crer para fazer queixas.

" A CASA assumiu a responsabilidade, para que nas próximas eleições, os angolanos na diáspora participem na votação porque são cidadãos iguais aos outros,” disse.

“Aa nossa viagem não foi novidade nenhuma porque eles sabem o que passa em Angola: corrupção, nepotismo, má governação,” afirmou Chivukuvuku .

“Portanto só ignorância e irresponsabilidade faz com que pessoas utilizem termos como 'queixinhas'," acrescentou Chivukuvuku numa alusão a recnetes declarações do Secretário Provincial em Luanda do MPLA para assuntos políticos, sociais e económicos Norberto Garcia.

Garcia disse que a deslocação de Chivukuvuku ao estrangeiro, bem como aquela do presidente da UNITA Isaías Samakuva, se destinavam a “fazer queixinhas” no estrangeiro devido á sua incapacidade de ganharem eleições em casa.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 KAIANDO-KAANGOLA 05-06-2013 04:11 #20
QUI DESHASEN NA MAO DO PORTUGUES: AGORA QUEN CONSEGUE DE REFILAR;A CULPA E DO TUGA SE HOJE ESTAMOS A PASSAR O QUI ESTAMOS APASSAR ? DESIZAO E DO POVO.SE TRAZER-MOS ANGOLA NO CORASAO ? TEREMOS PAZ - E AMOR ;SE FOR ANGOLA NO BOLSO ? ENTAO NAO E HOJE,NEN AMANHA SERA LIBERIA:
0 Muana Mutaleno 05-06-2013 03:54 #19
Porque e qui os Angolanos queren tiraren o jes no poder? eu nao vejo a logica,do principio nao forao os Angolanos qui elegeran o camarada, do principio e qui brincarao atoa, derao a chave de casa ao vizitante, Agora ja nao saben como receberen;ate sertos filhos Angolanos, estao mergulhados na finta dos estrangeiros, figuras antigas do M.P.L.A verdadeiros. e triste: O MAS IMPORTANTE E RESOLVER PROBLEMA DO POVO: O M.P.L.A E O POVO. O POVO E O M.P.L.A: ESTA AO CONTRARIO. M.P.L.A E M.P.L.A. POVO E POVO.
0 Muana Mutaleno 05-06-2013 03:31 #18
por favor irmaos, saiban o qui estao a pensar,e qui os outros qui estao no poder;nuca saben o que perder.eu seria de opiniao qui teen qui reformaren-se no poder,porque se nao havera derrame de sangue,eles nao teen outra formasao na vida. qui ate chegan de oficializaren sertos actos crimunozos. quando os erros sao muitos de mais ? entao tornase tradisao.mas o silencio do povo trara o direito do povo, a esperansa sera a ultima a morrer,nao ha quen e Imiliano.
0 LATON DO KAIAIA 04-06-2013 20:31 #17
CHIVUKO QUER GANHAR APOIANTES VOCE E UMA GOTA DENTRO DESTE OCEANO QUE O MPLA E A SUA LEGIÄO KOTA. NÄO ENGANA MAS O POVO JA VIU K AI NINGUEM TEM COLHÄO A VOSSA ESTRATEGIA Ë CADUCA O MPLA BRINCA COM VOCES TODOS JUNTOS PORK VOS FALTA VISÄO SÄO MUITOS ANOS DE BRINCADERA COM VOCES K NUNCA VÄO APRENDER.
0 PROJECTO KILAMBA 04-06-2013 19:43 #16
NDANGINGA JOAO PARA JA SOU PELO TEU NOME SE IDENTIFICA QUE TU ES BURRA, IDIOTA ,ANALFABETA QUE EU NAO ESPERAVA., ATE O MEU FILHO DE 10 ANOS JA FALA QUE A GOVERNACAO JESSIANO ESTA MAL A 100%. E ENQUANTO TU QUE TEM POR AI 32 ANOS , QUE BOBAGEM NDACONA JOAPISSA ?.......EU ACHO QUE TU ANDAS LEMBER O ANU DO JES E DE ANA PAULA, E MELHOR TIRRAR A SUA CARRA FEIA, TORTA AI SOU CABRA MBACA SEM CERREBRO.QUE MIJAVA NA CAMA ATE AOS 20 ANOS., THINK ABOUT..........
+1 PROJECTO KILAMBA 04-06-2013 19:25 #15
MATAO SOU O ZE-KU ( JES ). THINK ABOUT.
0 Ngabuila. 04-06-2013 17:20 #14
Por favor,partido da oposição á uniao faz á força,unem-se e levam os imensos casos,do país para o tiburnal international do Haia,k o mundo inteiro conhecem kem é o creminoso em Angola,jes/mplA ,o tempo de falar á acabo,ajudem UNITA,Por favor,CASA-SE,F NLA,BDA,pelo o povo,a Degnidade,valem mais do as riquezas ilicitas,DEUS XTÁ VER,E NA DORME,TUDO TEM UM FIM.
0 cona da mãe do JES 04-06-2013 15:23 #13
diabo é favor o REY, DONO,MALAMBRO,C URROPTO E O INFERNO DOS ANGOLANOS esse senhor só tens mesmo que morrer no poder senão vc, vai sentir as palmas das nossas mãos, vé bem conforme fizeram ao Kadafh tinha que ser mil vezes contigo do que com ele ............... ............... ............... ...........vc vai morrer JES
+1 ze-zero 04-06-2013 11:39 #12
Os Angolanos têm que abrir uma Comissao de Inquérito para comprovar a legalidade das riquezas que ostenta o Presidente vitalício de Angola e sua família. Nao sei se é verdade que a sua TREZINHA Paula também anda a transbordar de COMBÚS.
+1 António Procurado 04-06-2013 10:53 #11
porque não conseguem de sustentar a sua família. por mim diria salario mínimo seria de 40.000,00 ou então dar casa a todo funcionário da função pública pra ser descontado pelo salario.
Abel Chivukuvuku da força ao povo Angolano
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL